Queridinho da mesa brasileira, o arroz foi o destaque da edição 2019 do Concurso de Receitas

15/11/2019 às 04:20 por Lideney Ferreira

Criatividade marcou a 12ª edição do Concurso de Receitas realizada nesta quinta-feira (14), no Sesc Turismo. Utilizando como base o reaproveitamento integral de alimentos, seis receitas foram avaliadas pelos jurados e a vencedora foi uma mistura que agrega a mesa do brasileiro de todas as classes sociais: o arroz, que nas mãos de Maria de Lourdes Pinheiro, da Creche Escola Ideal, ganhou um sabor especial e nutritivo.

“Costumamos aproveitar integralmente os alimentos em nossas receitas e quando passamos a ser atendidos pelo Mesa Brasil aprendemos o quanto é importante e saudável. O Sesc foi importante em todos os sentidos para nossa instituição”, reconhece Lourdes Pinheiro.

Receita da Creche Escola Trenzinho do ABC

Em segundo lugar, o prato preparado pela Graciara Feitosa, da Creche Escola Trenzinho do ABC, encantou os jurados. A receita de bife com casca de batata acompanhado de palitos de casca de abórbora foi uma criação especial para o concurso. “Quando fiquei sabendo que deveria ser inédita, eu fui na cozinha e comecei a testar ingredientes até chegar nesse resultado que agradou”, contou.

Receita da Associação Centro de Operações Especiais Rede Solidária Batalhão de Trânsito Civil do MA (ACOE)

E como maranhense gosta de farofa, não poderia faltar uma nova versão nesse concurso. E em terceiro lugar foi escolhida a farofa de casca de banana, preparada por Claudia Ribeiro, da Associação Centro de Operações Especiais Rede Solidária Batalhão de Trânsito Civil do MA (ACOE). “Essa vitória não foi só minha, mas de todas as colegas que compartilham comigo o dia a dia da instituição. Somos gratas primeiramente a Deus e depois ao Mesa Brasil por nos ajudar sempre!”, destacou.

Todas as instituições receberam cestas doadas pela M. Dias Branco

Nesta edição concorreram ainda os pratos Talo verde ao molho de inhame, da Comunidade Terapêutica do Maranhão; Torta salgada, do Instituto Socioeducacional Jesuína e a Farofa de cuscuz com casca de banana, da Creche Comum. Bom Jesus dos Aflitos, que juntos às três escolhidas surpreenderam o Chef Rafael Bruno, coordenador estadual do Encontro de Chefes do Maranhão (ENCHEFS).

“A criatividade dos pratos me surpreendeu! Até pensei que as participantes fizeram algum curso, mas as fui informado que receitas são delas. É muito importante esse incentivo assim como a difusão que o aproveitamento está ligado a gastronomia, pois o melhor dos alimentos vai para o lixo, o que deve ser revisto. Tudo pode ser utilizado e é algo importante que as pessoas saibam, sobretudo porque existem muitas pessoas carentes sabendo disso poderão produzir seus alimentos”, analisou.

Entre os convidados estavam alguns doadores, como Joyce Aguiar, presidente da União dos Moradores Força do Povo, no Povoado Arraial, que doa para o Mesa Brasil toneladas e de frutas e legumes. “Me sinto feliz em fazer parte desse trabalho, até porque a atuação do Mesa Brasil é séria e transparente e ver esses resultado me dá certeza que estou fazendo algo correto”, comentou.

O concurso de receitas do Mesa Brasil é uma iniciativa que propõe agregar os preceitos da segurança alimentar e nutricional com objetivo de estimular a criatividade dos participantes na criação ou adaptação de receitas nutritivas que favoreçam a utilização integral dos alimentos.

Jurados da edição 2019

O júri deste ano foi formado por Sinval Costa, cozinheiro chefe do Restaurante do Sesc Turismo; Fátima Lopes, nutricionista da mesma Unidade; Rafael Bruno, coordenador do ENCHEFS; Diego Vieira da Silva, analista de RH do Makro, Conceição Vieira, analista administrativo da M. Dias Branco e Henrique da Silva, Gerente do Atacadão.

Enquanto Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Sesc, o Mesa Brasil Sesc contribui também para a inclusão social, constituindo-se numa rede nacional de solidariedade contra a fome e o desperdício, que tem na parceria com diversos segmentos da sociedade a base de sustentação de todas suas ações, demonstrando na prática que a união de vários organismos sociais podem contribuir de maneira eficaz para minimizar as dificuldades que afligem o país, fazendo uma ponte que aproxima e une empresas e entidades sociais.