Sesc promove debate sobre os desafios da cena híbrida nas artes e educação

09/02/2021 às 14:41 por Rayssa Mendes

Integrando a programação  do Teatro Sesc, acontece nesta sexta, 12 de fevereiro, o  debate “Perspectivas teatrais e os desafios do professor na cena híbrida”, com participação de Vinícius Costa e Marcos Dominice e mediação do produtor cultural, Ivaldo Júnior. O debate será transmitido ao vivo pelo canal do Sesc MA no Youtube, a partir das 17hs e busca compartilhar modos para o despertar criativo diante das dificuldades e instabilidade dos espaços cênicos que permeiam a  sala de aula e teatros convencionais.

A pandemia de Covid-19 e por consequência a necessidade de praticar o isolamento social obrigou muitos artistas e grupos a interromper seus processos de ensaios e planos para futuras montagens, o que exigiu uma rápida reorganização e um novo modo de criação. O medo de interromper esses processos criativos e perder processos anteriores transformou-se no ponto de partida para uma nova organização e articulação de diretores e grupos que buscando se adequar a esta nova realidade, passaram a explorar possibilidades remotas, por meio da utilização de redes sociais e aplicativos.

Os professores Vinícius Costa e Marcos Dominice que também atuam como artistas e diretores teatrais irão debater sobre as práticas realizadas em grupos de teatros locais que são desenvolvidas em sala de aula, revelando assim como a realidade do distanciamento social e o surgimento das salas de ensaios virtuais interferiram de forma direta nos trabalhos que realizaram no último ano.

Sobre os debatedores:

Marcos Dominice é diretor do Grupo Teatral Improviso e professor de teatro na Expressar Escola de Dança, além de lecionar em diversas escolas da rede pública e privada de São Luís, tais como Colégio Invictus, Educator, Girassol, Pitágoras, Luís Rego e Colégio Militar 02 de Julho.

Vinícius Costa é professor e desde 2002 desenvolve atividades artístico-teatrais e dramatúrgicas em escolas públicas municipais e estaduais. Nessas atividades utiliza a arte para educar, conscientizar e divertir as pessoas em espaços variados, tais como empresas, escolas, ruas e comunidades. Entre seus trabalhos destacam-se as montagens teatrais “Maranhão de Encantos”, “Dois Vigários”, “Abajur Lilás” e “Bem Amado”.