O município de Passagem Franca recebeu um reforço para os serviços de saúde com a instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. A solenidade que marcou o início dos trabalhos na cidade aconteceu na Praça de Eventos nesta sexta-feira, 07, e contou com a presença da Diretora Regional do Sesc, Rutineia Monteiro; da Diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro; dos conselheiros regionais do Sesc Ivanilde Sampaio e Luís Sobrinho, do Prefeito Marlon Torres e da Secretária de Saúde do Município, Leila Saba.
Os atendimentos são abertos ao público e gratuitos, com início das atividades no município ainda nesta sexta(7). O Sesc Saúde Mulher funcionará em Passagem Franca de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30 e das 13h às 18h e permanecerá no local até o dia 14 de julho, realizando um total de 1520 exames mamográficos e preventivos. Os procedimentos devem ser agendados previamente na Unidade.
Mulheres na faixa etária de 20 a 64 anos interessadas nos exames preventivos de citologia oncótica (exame preventivo do câncer de colo do útero), e as com idade entre 50 e 69 anos que buscam a realização da mamografia deverão agendar previamente seu atendimento no local apresentando cópias e originais de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. A realização dos exames acontece de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30 e das 13h às 18h. Para mulheres fora da faixa etária indicada, é necessário encaminhamento médico.
As mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), referência no diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como papanicolau, serão analisados por laboratório regional.
Integrando a rede nacional de prevenção e cuidados voltados à Saúde da Mulher e em funcionamento no Maranhão desde 2018, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher já percorreu os municípios de Raposa, Paço do Lumiar, Pinheiro, Povoado Bom Viver e Presidente Sarney, registrando desde então mais de 10 mil atendimentos entre exames preventivos e mamografias, além das ações educativas.