Sesc abre inscrição para o Curso de Mediação Cultural em Arte Educação

30/06/2021 às 15:47 por Amanda Machado

O Sesc Maranhão lança uma ótima oportunidade para você artista, educador e produtor potencializar e fortalecer o seu diálogo e articulações em mediação cultural, além de promover trocas de experiências sobre a área em um curso inteiramente  gratuito e on-line.

As aulas acontecem pela plataforma Microsoft Teams em dois módulos: 40h de aulas síncronas e assíncronas (ao vivo e gravadas) de 07 a 30 de julho, as segundas, quartas e sextas, das 14h às 16h. Ao final de módulo será realizado um debate com artistas e arte educadores convidados no horário das 17h às 18h.

As inscrições estão abertas por meio do link https://abre.ai/mediacaoculturalsesc (disponível na bio) até o dia 5 de julho. Os participantes devem ter email hotmail ou compatível com a plataforma.

As aulas serão ministradas por Paula Barros/Sesc MA, Rafael Pinto/ Sesc RR e Betânia Avelar/ Sesc RO, Poliana Bicalho/ BA, Gleyce Kelly Heitor – SP/PE e Leonardo Moraes Batista RJ/DN, Divina Prado/ SP.

Ementa do curso

MÓDULO 01: Mediação Cultural: contextos e narrativas de pesquisa na contemporaneidade: 

I Parte- Módulo I 

Aula 01- Abordagem teórica e contextualização histórica sobre as narrativas de pesquisas em mediação cultural
– Dia: 07/07/2021 (Quarta-feira) 
– Horário: 14h às 16h
– Paula Barros/Sesc MA 

Aula 02- Mediação cultural e suas narrativas contemporâneas: diálogos e caminhos a trilhar
– Dia: 09/07/2021 (Quinta-feira) 
– Rafael Pinto/ Sesc RR e Betânia Avelar/ Sesc RO 

II Parte – Módulo I 
Aulas 03: Dia 12/07 das 14h às 16h- Arte e seu sistema simbólico: processos de mediação na cena cultural independente e institucional

Aulas 04: Dia 14/07 das 14h às 16h – A produção cultural e artística como mediação: linguagens 

Aulas 05: Dia 16/07 das 14h às 16h- Processos de criação artística e educativa: educação formal e informal 

Finalização do módulo I – DEBATE: Dia 16/07, das 17h às 18h: 
Tema proposta de programa educativo de formação de espectadores no Maranhão a partir do espetáculo “Existe muita coisa que não te disseram na escola”

Artistas Convidados: Brenna Maria/MA e Victor Silper/MA 

Mediação: Poliana Bicalho/BA 

MÓDULO 02: Mediação Cultural: espaços, públicos, curadoria educativa e acessibilidades 

I Parte- Módulo II 

Mediação Cultural: espaços, territórios e públicos. Ministrante: Gleyce Kelly Heitor – SP/PE e Leonardo Moraes Batista RJ/DN 

– Aulas 06: Dia 19/07, das 14h às 16h- A cidade/local/ocupação como espaço de cultura a ser mediada 

– Aulas 07: Dia 21/07, das 14h às 16h- Interfaces da mediação e criação artística com o ambiente virtual 

– Aulas 08: Dia 23/07, das 14h às 16h- Mediação e públicos: pessoas com deficiência,  Intergeracionalidade, antirracismo e decolonialidade

II Parte- Módulo II 

 Curadoria Educativa e Mediações Acessíveis: processos de criação e produção de materiais educativos  

– Aulas 09: Dia 26/07, das 14h às 16h- Curadoria e contextos educativos de criação (material e virtual) Ministrante: Divina Prado/ SP

– Aulas 10: Dia 28/07, das 14h às 16h- Curadoria educativa e narrativas da mediação em arte contemporânea nas Artes Visuais / Ministrante: Paula Barros/MA  

– Aulas 11: Dia 30/07, das 14h às 16h  

Orientações didáticas de elaboração para construção de materiais educativos e recursos comunicacionais. Ministrante: Divina Prado/ SP 

Finalização do módulo II – DEBATE: Dia 30/07, das 17h às 18h:
Tema: Territorialidade e Criação Artística   

Artistas Convidadas: Francisca Costa /MA e Fabiane Rego /MA 

Mediação: Divina Prado/ SP

Mini bio

Ministrantes   

Divina Prado/SP- educadora, pesquisadora, escritora e revisora de textos. Atua há mais de dez anos nas áreas de educação, arte e cultura. Trabalhou como educadora na Fundação Bienal de São Paulo, Pinacoteca do estado de São Paulo e Instituto Tomie Ohtake. Desde 2016 desenvolve materiais educativos colaborativos para o Instituto Tomie Ohtake e outras instituições, além de prestar consultorias sobre projetos educativo-culturais, formação de educadores e materiais educativos. 
Poliana Bicalho/BA- Doutoranda pela UFBA (2021) Arte Educadora/Teatro da Rede Municipal de Educação de Salvador (BA) e Tutora no Curso de Licenciatura em Dança da UFBA/EaD, coordenadora artístico pedagógica do PETIZ – Festival de Arte para Infância e Juventude (2016│2020). 
Gleyce Kelly Heitor/ SP-Educadora e pesquisadora, com graduação em História (UFPE) e mestrado em Museologia e Patrimônio (Unirio-Mast). Experiência com elaboração, implementação e acompanhamento de projetos em mediação cultural, educação e programas públicos em museus, exposições e demais instituições de arte.  

 

Debatedores 

Victor Silper/MA-Graduado em Licenciatura em Teatro (UFMA) Mestrando em Artes Cênicas (UFMA), Ator, pesquisador, produtor e mediador cultural. Integra o Grupo Cena Aberta (MA) e Rascunho (MA), Desenvolve pesquisas sobre premissas da mediação cultural no Maranhão por meio do Laboratório de Tecnologias Dramáticas (LabTecDrama/ UFMA) e do PPGAC/UFMA.  

Fabiane Costa Rego/MA– Arte Educadora, Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA (2014), Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA,  Mestre em Artes PROFARTES/UFMA/UDESC e Mediação em EaD – UEMA. 

Francisca Costa– Arte Educadora, Graduada em Educação Artistica, Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona e Itaú Cultural; Especialista em História do Maranhão – UEMA; Curso de Extenção em Estudos Africanos/UFMA; Técnica em Arte, efetivada pela Secretaria Municipal de São Luís, lenciona a disciplina de Arte na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão.  

Brenna Maria/MA- Atriz, Cantora, Poetiza marginal e dramaturga que viu por meio da escrita e da arte uma possibilidade de narrar sua própria história. Graduanda em Licenciatura de Teatro – UFMA.  

Convidados 

Paula Barros/Arte Educadora/MA  - Arte Educadora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Técnica em Cultura Sesc/Maranhão, atuando como gestora e mediadora cultural na Galeria de Arte. Professora da Rede Municipal de Educação de São Luís-MA do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano. Professora Supervisora Técnica do Programa de Iniciação a Docência em Artes Visuais/PIBID UFMA.  

Rafael Pinto (Analista de Cultura/Sesc RR) -  artista visual,  Analista de Cultura e Arte Educador do Sesc em Boa Vista - Roraima, Mestre em propriedade intelectual. Atualmente desenvolve pesquisas e trabalhos nas áreas de arte educação e arte multimídia, unindo arte e tecnologia, atuando com técnicas mistas como desenho, ilustração, videoarte, videopoema, e produção de stickers e memes antirracistas e decoloniais. 

Betânia Avelar - Betânia Avelar é mulher afroameríndia. Formada em Comunicação Social e Ciência Sociais, pós graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual. Esta Técnica de Audiovisual, Artes Visuais e Arte Educação do Sesc RO. 

 

Leonardo Moraes Batista/ Analista de Cultura DN- É musicista, pesquisador, educador e curador. Mestre em Educação Musical (2015), Doutorando em Etnomusicologia (2018) e pesquisador no Laboratório de Etnomusicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo o Grupo de Estudos e Pesquisa Etnomusicológica NEGÔ o espaço de pesquisa, interlocução, ação e produção de conhecimento. É membro associado da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e do Fórum Latino Americano de Educação Musical (FLADEM). É integrante do Coletivo Mwanamuziki, composto por pesquisadoras/es negras/es/os da música de todo o Brasil. É Analista de Cultura no Departamento Nacional do Sesc e coordena as ações de Arte Educação, em âmbito nacional.