Cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos, é o que aponta pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Fazendo um alerta sobre esses altos índices e buscando prevenir através da educação em saúde, o Sesc, nesta terça, dia 26, realizou ação no Terminal Rodoviário de Integração da Praia Grande em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. A temática faz parte da Campanha Sesc Semeando Saúde e teve como objetivo contribuir para o conhecimento e prevenção da hipertensão arterial.
Os trabalhadores, estudantes e pessoas que diariamente circulam no terminal puderam durante todo o dia participar de uma série de atividades que incluíram:
– Rodas de conversas sobre hipertensão arterial e prevenção;
– Orientações com realização de aferição da pressão arterial;
– Orientações com realização de teste de glicemia;
– Orientações nutricional com realização de avaliação
Perigos da Hipertensão
Frequentemente assintomática, a hipertensão é uma doença silenciosa e costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos vitais, como coração, cérebro, rins e vasos.
Geralmente, os sintomas da hipertensão aparecem apenas quando a pressão sobe muito e/ou quando o paciente já está exposto à doença por muitos anos, podendo manifestar-se na forma de dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Em geral a doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física. A identificação e o tratamento precoces reduzem a mortalidade por causas cardiovasculares.