Segundo o último Relatório de Impacto Econômico (EIR) do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, nos próximos 10 anos esse setor no Brasil gerará mais de 1,8 milhão de novos empregos. Dessa forma, é fundamental investir em políticas que impulsionem seu crescimento sustentável e o aperfeiçoamento profissional dos serviços prestados.
Integrando esse movimento em prol do desenvolvimento e qualificação do turismo, o Sesc Maranhão, em parceria com o Departamento Nacional, realizou nesta quarta, dia 5 de outubro, a Oficina de Criação do Projeto Aceleração de Rotas Turísticas Sociais com foco na região de Raposa. A iniciativa constitui-se em consultoria técnica para ações de inovação no turismo regional.
Contribuindo para o fortalecimento do turismo de base comunitária, o objetivo da Oficina é criar um roteiro de vivências comunitárias que será posteriormente comercializado de forma piloto pelo Sesc Maranhão, ficando disponível para a comunidade como uma nova rota turística da Raposa. Participaram 26 representantes da comunidade, trade turístico e governamentais do município.
Desenvolvendo um trabalho pioneiro no Brasil, o Turismo Social do Sesc democratiza o acesso a viagens e passeios, ofertando pacotes que contemplam as paisagens urbanas e naturais, as características culturais e tradições de cada lugar visitado. A instituição também investe na melhoria da qualidade dos produtos turísticos e contribui para consolidar o setor como atividade geradora de emprego, renda e inclusão social por meio do empreendedorismo.