Sonora Brasil apresenta a Cultura Bantu em programação gratuita no Sesc Deodoro

18/11/2022 às 17:04 por Amanda Machado

Assinalado como o maior projeto temático voltado para a identificação, a difusão e o resgate da memória da música brasileira, o Sonora Brasil, promovido e idealizado pelo Sesc, neste ano nos brinda com o tema “Culturas Bantu: Afro – sonoridades tradicionais e contemporâneas” em sua nova edição. No Maranhão, a programação acontece de 16 a 25 de novembro em ações virtuais e presenciais no Auditório do Sesc Deodoro. A programação é gratuita e aberta ao público.

A cultura dos povos afrodescendentes exerce, até hoje, importantíssimo papel na construção cultural e identitária do povo brasileiro. Seja no legado linguístico e religioso, na cultura popular ou na origem de ritmos e expressões musicais que deram forma à musicalidade popular nacional. Por isso, as ações do Sonora Brasil deste ano também buscam promover reflexão e valorização da influência das culturas de matriz africana no país, conexão com a nossa ancestralidade e celebração do mês da Consciência Negra.

No Maranhão, a agenda de programações iniciou com o minidocumentário protagonizado pela Mãe Kabeca, líder espiritual e alaxé da Casa Fanti Ashanti, nos contando de onde e como surgiu o Tambor de Crioula de Taboca e de sua inserção tanto nos ritos religiosos quanto nas festividades da Casa. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

A programação também conta com o Workshop de “Vivências Corporais Afrosdescendentes”, ministrado pelo coreográfo, cantor, compositor, percussionista, professor e pedagogo Mestre Zumbi Bahia. O público também poderá vivenciar práticas corporais com recorte étnico-racial afrodescendente e identificar os elementos básicos destes movimentos. O workshop acontecerá no dia 23 e novembro em formato presencial, na Sala de Dança do Sesc Deodoro, das 14h às 17h. Para se inscrever, basta clicar aqui!

Já no dia 25 de novembro, a partir das 19h, a programação dará continuidade com as apresentações abertas ao público do Tambor de Crioula de Taboca Abenijeun com o grupo Obanigeun e do show “N´golo – A Força dp Kikongo no Maranhão” com o Mestre Zumbi Bahia no Auditório do Sesc Deodoro.

Programação  

16 de novembro – Vídeo debate “Tambor de Crioula de Taboca Abenijeun com a Mestra Mãe Kabeca/ Casa FantiAshanti

18 de novembro – Mini documentário “Mestre Zumbi Bahia, curiosidades Bantu”;

23 de novembro, às 14h20, no Sesc Deodoro – Workshop “Vivências Corporais Afrodescendentes” sob ministração do Mestre Zumbi Bahia;

·25 de novembro, às 19h e 20h, no Sesc Deodoro – Tambor de Crioula de Taboca Abenijeun com o grupo Obanigeun e o show “N´golo – A Força do Kikongo no Maranhão” com o Mestre Zumbi Bahia.