O Projeto Sesc Mais Lazer chega ao Maranhão com a temática “Povos indígenas e Afrodiaspórico”. Na programação, atividades que abordarão a cultura indígena: tradições, oralidade, dança, vestimentas e arte, visualizando o conjunto de valores, conhecimentos, crenças e costumes dos povos nativos do Maranhão de forma leve e recreativa, nas Unidades Sesc Deodoro e Sesc Turismo entre os dias 24 e 30 de novembro. Durante toda a programação as Unidades Sesc Deodoro e Sesc Turismo serão ambientadas artisticamente por Gê Viana (Anapuru), Lucca Muypurá e Kaká Farias.
O objetivo dessa iniciativa é oportunizar lazer, conhecimento, experiências e valorização dos povos indígenas, fundamentais na construção da identidade nacional brasileira, destacando que não existe uma única cultura indígena, mas uma enorme diversidade representada por civilizações com modos de pensar e agir únicos.
Com o tema “O lazer tá em tudo”, o objetivo dessa iniciativa é oportunizar conhecimento, experiências e valorização dos povos indígenas, fundamentais na construção da identidade nacional brasileira, levando em consideração a perspectiva de promoção do lazer educativo com foco na diversidade.
Programação
A Oficina de Arte Indígena abordará o valor da produção artesanal para a cultura indígena e possibilitará aos participantes a confecção de alguns itens e contemplação de exposição dos mesmos. As oficinas acontecerão nos dias 24 e 25 de novembro, às 11h, no horário do almoço, das 11h às 12h30, no Sesc Turismo e Sesc Deodoro. Ela será ministrada por Amanda Tupinambá, artista, artesã indígena natural de Cururupu- MA e estudante de Direito pela UFMA.
No dia 26 de novembro, o Sesc Mais Lazer realiza no Sesc Turismo, ao pôr do sol (18h), um luau com músicas e danças indígenas, em especial danças circulares. Essa atividade será comandada por Yalkiria Guadalupe, psicóloga e psicoterapeuta somática que coordena o projeto Pulsando na Praça, iniciativa que leva a dança circular ao espaço público.
Apresentação artística, oficina de jogos dos povos indígenas e pintura corporal movimentam a UnidadeSesc Turismo no dia 27 de novembro. Das 10h às 14h30, o público poderá aprender sobre os costumes e participar dos jogos de arco e flecha e canoagem com Weldeson Guajajara, do povo indígena Guajajara e graduando em Ciências sociais pela Uema. A apresentação artística fica por conta do Grupo Ylúguerê, Instituto de Educação, Política e Cultura Afro-Brasileira. Nos dias 28 e 29 de novembro, o Instituto Ylúguerê também ministrará a Oficina de Dança e Percussão Afro-Brasileira.
Encerrando a programação, a palestra “Práticas de Lazer do povo indígena” ministrada por Joelma Silva no dia 30 de novembro, às 15h, no Sesc Deodoro. Ela é professora do IFMA, Historiadora, Mestra e Doutora em Ciências Sociais pela UFMA e é a atual diretora da Associação Nacional de História, seção Maranhão (ANPUH-MA). A palestra apresenta os tipos de práticas que constituem lazer e trabalho entre os indígenas, qual a relação entre essas práticas, por que existe uma singularidade das atividades, se essas atividades são definidas a partir de sua cultura e desmistificará alguns tabus.
Sesc Mais Lazer
24 e 25/11:
– Oficina de arte indígena (24 no Turismo e 25 no Deodoro), às 11h, com a artista Amanda Tupinambá;
26/11:
– Luau com oficina de danças circulares, no Sesc Turismo, às 18h, com a Yalquiria Guadalupe – Grupo Pulsar Psicologia;
27/11, das 10h às 14h30:
– Apresentação do Grupo Yluguerê, que é um agente cultural do Instituto Ylúguerê de Educação, Política e Cultura Afro-Brasileira;
– Oficina de Jogos Indígenas (Weldeson Guajajara)
– Pintura Corporal Indígena (Amanda Tupinambá)
28 e 29/11:
– Oficina de Dança e percussão Afro-Brasileira – Instituto Ylúguerê (28/11 no Sesc Deodoro, às 09h e 29/11 Sesc Turismo, às 09h)
30/11:
– Palestra “Práticas de Lazer do povo indígena” com a professora de história do IFMA, Joelma Santos da Silva(Sesc Deodoro, às 15h)