Sesc Leitura Literária  realiza contações de histórias em 18 escolas públicas

13/04/2023 às 11:24 por Amanda Machado

A criança que é incentivada a ler desde cedo terá mais chances de se tornar um adulto crítico, agente de interação e transformação social. No mês dedicado ao livro, o Sesc Leitura Literária realiza contações de histórias, leituras compartilhadas, (re)lançamento de livro com sessão de autógrafos, bate papo com autor e oficina de leitura com Andréa Avelar. A programação acontece até o dia 18 de abril em escolas públicas da Grande Ilha, Sesc Deodoro e Auditório da Editora Paulus, parceira do Sesc nesta iniciativa.

O Sesc Leitura Literária é composto por ações lúdicas que visam despertar o gosto pela leitura e garantir o acesso a obras literárias infantis. O projeto comemora os dias nacional e internacional do livro literário infantil, homenageando os escritores Monteiro Lobato e Hans Christian Handersen.

Até o dia 18 de abril o Sesc realiza gratuitamente contações de histórias, leituras compartilhadas, (re)lançamento de livro com sessão de autógrafos  e bate papo com autor e oficina de leitura com Andréa Avelar. A programação acontece em escolas públicas da Grande Ilha, Sesc Deodoro e no Auditório da Editora Paulus, parceira desta iniciativa.

A primeira escola foi Dr. Aquiles Lisboa, na Vila Nova.  Nesta segunda, dia 10/04, os alunos mergulharam no universo literário com o grupo Pique Esconde. Também integram a programação o grupo Xama Teatro e Tapete Criações. As contações de histórias são realizadas no turno matutino, das 9 às 10h30 e vespertino, das 14 às 15h30.

Oficina

A oficina “Literatura E Diversidade: Desafios Contemporâneos acerca da Diversidade Cultural e Preconceito” é destinada a bibliotecários, professores e interessados. A pré-inscrição é está aberta até o dia 16/04 pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdFmeF8SuHEbakuCHIVT7uH9fnpkf1aCQnSaMh337AR3WmXqA/viewform?usp=pp_url. No dia do evento, 17/04, os participantes finalizarão a sua matrícula doando dois pacotes de absorventes. Temos disponíveis duas turmas: das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. A oficina será ministrada no Auditório da Livraria Paulus (Rua do Passeio).


Andréa Avelar propõe entrelaçar a história do personagem do seu livro “O Quintal de Aladim” com a realidade das crianças/alunos, que trazem consigo cultura e bagagens diversificadas. O objetivo é chamar a atenção dos participantes para o uso da literatura, da música e poesia como instrumentos para minimizar conflitos e propiciar a mudança de comportamento através da empatia. Será um encontro repleto de música, poesia, alegria e afeto.

A ministrante é formada em Jornalismo e Pós-graduada em Gramática e Texto com ênfase em Diversidade Linguística, Inovação e Educação. Escritora e poetisa, dedica-se à produção cultural para a infância e escreve músicas, peças teatrais e poesias baseadas em suas obras.