O Lab Mais Sesc, Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes, é uma plataforma educativa e experimental com foco no trabalho colaborativo com juventudes que utiliza as novas tecnologias da comunicação e da informação para criação de conteúdos audiovisuais diversos, em especial as áreas de Arte Educação, Audiovisual, Artes Cênicas, Artes Visuais e Música.
O objetivo é proporcionar uma imersão artística e cultural a partir do audiovisual com criação de conteúdos e mídia digitais a partir de temáticas sociais, culturais, identitárias e territorialidade na contemporaneidade.
As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo link https://abre.ai/labmaissesc. As aulas acontecem de 17/07 a 19/08, na Sala de Dança do Sesc Deodoro. Às segundas, quartas e sextas, serão ministradas das 14h às 17h, enquanto aos sábados acontecerão das 08h às 11h.
Ministrante – Pablo Monteiro (MA)
Formado em História, com foco em História Oral. Pablo pesquisa e realiza trabalhos documentais a partir do uso da imagem (fotografia e vídeo) e do som. São registros de práticas do universo afro-maranhense com destaque para a religiosidade/festividade. Atua coletivamente na produtora audiovisual BICHO D’ÁGUA FILMES, realizando e intermediando conteúdos em audiovisual a partir de abordagens periféricas, priorizando narrativas negras. Diretor dos filmes: Quem passou primeiro foi São Benedito (2017), Princesa do meu lugar (2020) e Banzeiro e Maresia (2023).
Colaborador – Cadu Marques (MA)
Realizador audiovisual, fotógrafo, produtor e roteirista, possui formação técnica em Processos Fotográficos (IFMA); Direção de Fotografia (IEMA) e História do Cinema (IEMA). Dirigiu e roteirizou os filmes “Ouro” (2020) e “A Nossa Festa Já Vai Começar” (2023). Integrante da produtora audiovisual BICHO D’ÁGUA FILMES, em seus processos criativos busca discutir territorialidades, memórias, encantarias, vivências e experiências.
Colaboradora – Dacordobarro (AM)
Manauara, Amazonas. Cria dentro das suas vivências, inquietações e memórias na tentativa de traduzir sentimentos e experiências de liberdade a partir da imagem como presença. Tem interesse pelo movimento do cotidiano, a ressignificação de estereótipos como forma de autoafirmação, pensando a beleza, auto estima, natureza e ancestralidade. Utiliza como ferramenta o corpo, a fotografia, pintura, desenho, gravura e audiovisual, além do lambe-lambe e o grafite como intervenções que interagem com o urbano.
CURSO DE MÍDIA JOVEM LABmais
Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes
Inscrições abertas pelo link https://abre.ai/labmaissesc
Período do curso: 17/07 a 19/08
Dias de aula: segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h, e sábados das 08h às 11h
Local: Sala de Dança do Sesc Deodoro
Ministrantes: Pablo Monteiro
Colaboradores: Cadu Marques (MA) e Da Cor do Barro (AM)
Podem participar: jovens de 18 a 29 anos, baixa renda, periféricos, oriundos de comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e artistas da cena local.