Artistas maranhenses participam da mostra Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro

03/05/2024 às 11:05 por Rayssa Mendes

Mostra chega em maio ao Rio de Janeiro e ficará instalada em um dos principais cartões postais da Região Serrana: o Centro Cultural Sesc Quintandinha, em Petrópolis.

O estado do Maranhão está representado por 14 artistas na exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, a mais abrangente mostra dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país. Com abertura agendada para o dia 3 de maio, no Centro Cultural Sesc Quintandinha, em Petrópolis (RJ), a mostra parte da premissa de dar luz à centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais brasileiras, em diferentes tempos e lugares. 

Com curadoria assinada por Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro apresentará ao público obras de cerca de 240 artistas negros de todos os Estados do Brasil, em diversas linguagens como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI.

Representando o estado estarão presentes obras de Pablo Figueiredo, Gê Viana, Sunshine Castro, Debis, Pablo Monteiro, Edi Bruzaca, Emanuely Luz, Gleydson George, Silvana Mendes, Boi de Pindaré, Ton Bezerra, Jean Ribeiro, Pedro Neves e Zilmar.

“O projeto Dos Brasis lançou um olhar aprofundado sobre a produção artística afro-brasileira e sua presença na construção da história da arte no Brasil. Um trabalho que contou com nossos analistas de cultura em todo o país, em um grande alinhamento nacional. A exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro é a culminância desse processo e oferece ao público não só a oportunidade de conhecer a obra de artistas e intelectuais negros, com também de refletir sobre sua participação nos diversos contextos sociais”, explica o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo. 

Trajetória – A ideia nasceu em 2018, um projeto de pesquisa fruto do desejo institucional do Sesc em conhecer, dar visibilidade e promover a produção afro-brasileira. Para sua realização, foram convidados os curadores Hélio Menezes e Igor Simões. Em 2022, o projeto passa a ter a curadoria geral de Simões com os curadores adjuntos Marcelo Campos e Lorraine Mendes. A equipe curatorial pesquisou obras e documentos em ateliês, portfólios e coleções públicas e particulares, para oferecer ao público a oportunidade de conhecer um recorte da história da arte produzida pela população negra do Brasil e entender a centralidade do pensamento negro na arte brasileira. 

Lista completa dos participantes em www.sesc.com.br/dosbrasis.

Serviço: 

DOS BRASIS – ARTE E PENSAMENTO NEGRO  

Site do projeto : Dos Brasis – Sesc  

Abertura: 3 de maio de 2024  

Período expositivo: 4 de maio de 2024 a 27 de outubro de 2024  
Horário de funcionamento:  Terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.