Abertas inscrições para o LABMAIS 2024 com foco em Escrita Marginal/Slam

14/05/2024 às 17:13 por Amanda Machado

O Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes é uma plataforma educativa e experimental com foco no trabalho colaborativo com juventudes que utiliza as novas tecnologias da comunicação e da informação para criação de conteúdos audiovisuais diversos. Na edição de 2024, o foco será a produção/anunciação escrita (escrita marginal/slam). As inscrições estão abertas e seguem até sexta-feira, dia 17/05 pelo link https://forms.gle/E8Lv6TaQ1WvXbgyb9

A iniciativa possibilitará a jovens de 18 a 29 anos, baixa renda, vivenciar todo processo do fazer e construir da escrita marginal/slam. O objetivo é proporcionar uma imersão artística e cultural por meio do audiovisual com criação de conteúdos e mídia digitais a partir de temáticas sociais, culturais, identitárias e territorialidade na contemporaneidade.

As aulas serão divididas em três módulos e ministradas sempre às segundas-feiras, das 14h às 18h.  O primeiro módulo, ministrado por Debs Poeta, acontece de 03/06 a 01/07; o segundo módulo, ministrado por Brena Maria, de 08/07 a 05/08 e o terceiro módulo, ministrado por Jessica Lauane, de 12/08 a 09/09, na Sala de Dança do Sesc Deodoro.

Ministrantes

Debs Poeta é maranhense, cientista social, poeta e slammer. Usa a poesia e a oralidade, como resistência, suas referências artísticas são especialmente mulheres, privilegiadas em sua escrita por uma escolha de reparação histórica. Inspira- se no fazer de negras como, Carolina Maria de Jesus, Luciene Nascimento e Elisa Lucinda, na trajetória de slammers brasileiras e no trabalho artístico e cultural das mulheres maranhenses.

Brena Maria é atriz, poeta e estudante do curso de Teatro na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Publicou seu primeiro livro de poesia em 2022 “Poesia Marginal: A voz que ecoa é afro indígena” voltado para o público juvenil e adulto. Dirigiu e atuou o seu primeiro monólogo “Existe Muita Coisa que Não te Disseram na Escola”, um trabalho que aborda o racismo dentro e fora da sala de aula. Segue apresentando dede 2018 em escolas públicas de São Luís e em festivais como Sesc Pantanal das Artes (Poconé-MT, 2019) , A ponte universitária- Itaú (São Paulo, 2019), Segunda Preta (Belo Horizonte, MG) e Bienal da UNE (Salvador- BA, 2019). Atualmente a artista faz parte da Cia Chão de Cozinha e é vencedora da Batalha Slam de Cria Coliga + FLUP (Rio de Janeiro,2023).

Jessica Lauane é maranhense, diretora de cena, criativa, produtora audiovisual, fotógrafa still, fundadora e sócia da ClockWork Filmes. Produtora independente que tem como um de seus principais focos, trabalhar a autoestima preta, LGBTQIAP+ e periférica. Formada no curso de Produção Cinematográfica pelo Instituto Federal do Maranhão e nos cursos de Linguagem Cinematográfica, Atuação para Cinema e Produção Cinematográfica pela Escola de Cinema do Maranhão; além de Direção de Videoclipes e Narrativa Documental pelo Instituto de Cinema. Também formou-se no Curso de Direção ministrada pela Marcela Lordy e Direção de Fotografia ministrada por Alziro Barbosa pela Guarnicê Produções. Em sua trajetória, Jessica Lauane já ministrou aula de Produção de Videoclipe pelo Festival Maranhão na Tela e também Produção de Videoclipes pela Escola de Cinema do Maranhão. Atualmente,  está cursando o Curso Técnico de  Áudio e Vídeo pela Escola de Cinema do Maranhão (IEMA)

CURSO DE MÍDIA JOVEM LABmais / LABpalavras

Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes
Inscrições até 17/05 pelo link https://forms.gle/E8Lv6TaQ1WvXbgyb9
Período do curso: 03/06 a 09/09
Aulas: segundas, das 14h às 18h
Local: Sala de Dança do Sesc Deodoro
Ministrantes: Debs Poeta, Brena Maria e Jessica Lauane
Podem participar: jovens de 18 a 29 anos, baixa renda, podendo ser: dependente do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo; morador de periferia; estudante universotário; artista local ou de comunidades quilombolas e povos indígenas