Contações de histórias misteriosas e causos na Caminhada Assombrada do Sesc nesta quarta no Centro Histórico

28/05/2024 às 10:17 por Amanda Machado

A paisagem noturna do Centro Histórico e os seus casarões são o plano de fundo que darão vida à “Caminhada Assombrada”, onde o contador de histórias, Marcelino Xibil (MG), contará lendas e “causos” populares de Minas Gerais e Maranhão. A atividade marca o encerramento da 1ª etapa do Sesc Leitura Literária 2024 e acontece nesta quarta, dia 29 de maio, a partir das 19h, com saída da Praça Nauro Machado. O evento é gratuito e aberto ao público.

A “Caminhada Assombrada” é uma experiência cênico-teatral que usa as ruas da cidade como parte atuante do espetáculo. O roteiro proporciona aos espectadores mergulhar no universo das lendas, mistérios e folclore que fazem parte da rica cultura e imaginário popular.

 Durante o percurso, os participantes têm a oportunidade de ouvir causos extraordinários e arrepiantes, histórias de fantasmas e assombrações. Narrativas cuidadosamente selecionadas para envolver o público em um clima de suspense e mistério, não deixando de lado a comicidade.

 Essa experiência foi originalmente idealizada e realizada em ruas de cidades históricas de Minas Gerais. O espetáculo tem o objetivo de valorizar a tradição oral, o saber ancestral, preservando e difundindo a memória e cultura popular, por meio da contação de causos e histórias e da apropriação dos espaços da cidade.

Marcelino Xibil

É graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Desde 2003 viaja o Brasil atuando, pesquisando e contando causos. Já se apresentou em mais de 60 cidades do país, para um público de mais de 65 mil pessoas. Participou de diversos festivais, feiras e simpósios de arte, literatura e contação de histórias.