Nos dias 18 e 19 de julho acontece a edição 2024 do Sesc Nordeste das Artes. Este ano, o projeto traz ao público uma programação acessível e gratuita com espetáculo teatral, show musical, lançamento de revista e intercambio entre grupos do nordeste, com a proposta de ultrapassar as barreiras geográficas mantendo seu caráter educativo ao promover reflexões acerca do vasto universo criativo que compõe o território nordestino.
No dia 18 de julho, a partir das 19h, o palco do Teatro Sesc recebe o Show “Ritual de Presença” com a artista alagoana Andrea Laís. Entre ritmos regionais e elementos eletrônicos, Andréa Laís faz do seu canto-reza uma experiência ritual mística e ancestral. Em seguida, às 20h, acontece o lançamento da Revista Sesc Nordeste das Artes.
Já no dia 19, a programação inclui o espetáculo “Memórias em Maranhês: A Casa” com o grupo Cena Aberta/MA. A montagem baseada em partes do livro homônimo lançado em 2022 traz as histórias de um eu-menina que viveu na Liberdade, periferia de São Luís, para falar sobre ancestralidade, oralidades e a cultura que nos compõem enquanto sujeito no mundo. O espetáculo que tem classificação livre, acontece às 15h, também no Teatro Sesc.
Nordeste das Artes
O Sesc Nordeste visa valorizar e fomentar a produção artística e cultural dos estados da região Nordeste, contemplando as diversas linguagens artísticas e culturais por meio de atividades de formação, vivências e intercâmbios entre artistas, curadores e público de cada um dos estados participantes.
O projeto constitui uma rede que visa contribuir no movimento de articulação, estímulo e valorização da produção artística e cultural dos estados da região Nordeste, garantindo o que preconiza a política cultural do Sesc, principalmente no que concerne aos princípios da diversidade e do direito cultural.