A terceira edição da Feira Gastronômica “Sabor na Mesa”, promovida pelo Sesc Mesa Brasil, surpreendeu o público do Sesc Deodoro com a exposição de 10 preparações que mostraram como é possível usar de forma saborosa e criativa partes não convencionais, como talos, cascas e sementes. O evento aconteceu no dia 29 de novembro.
Além de proporcionar a troca de experiências com aproveitamento integral dos alimentos, a feira teve como foco a alimentação saudável e o reconhecimento do trabalho realizado por homens e mulheres que atuam nas cozinhas dessas instituições que produzem diariamente refeições com as doações distribuídas pelo programa.
As 10 preparações expostas foram divididas em doces e salgadas. As cinco doces foram: Donuts de casca de beterraba com recheio de beijinho de casca de beterraba cobertura de ganache de chocolate, do Centro Comunitário Cultural e Eclesial de Vila Passos; Mousse de tomate, do Instituto Sócio Educacional Jesuína; Bolo da casca de manga, da Escola Batista Kerygma; Cocada de casca de melão, da Associação das Donas de Casa do Bairro do Japão; e Geleia da casca de Beterraba, Associação das Donas de Casa do Barreto e Adjacências.





As cinco salgadas foram: Farofa de cascas e talo de legumes, Creche Escola Comunitária Ideal; Hambúrguer de Carne de Jaca, da Comunidade Terapêutica do Maranhão; Panqueca fit de aveia com estrogonofe de caju, da Escola Mundial; Almondegas de talos de repolho com casca de cenoura, do Instituto Filantrópico Amiguinhos de Jesus; e Hambúrguer de casca de banana, da Casa Acolher.




No Sesc Deodoro, o público pode conferir as receitas com direito a degustação, em seguida escolhiam a que mais gostaram nas duas categorias.


As vencedoras dessa edição foram:
Preparações doces:
1º lugar: Cocada de casca de melão (Associação das Donas de Casa do Bairro Japão – Chapeuzinho Vermelho Japão)
2º lugar: Bolo da casca de manga (Escola Batista Kerygma)
Preparações salgadas:
1º lugar: Almôndegas de talos de repolho com casca de cenoura (Instituto Filantrópico Amiguinho de Jesus)
2º lugar: Panqueca fit de aveia com estrogonofe de caju (Escola Mundial)




A Feira é resultado das ações educativas promovidas ao longo do ano sobre boas práticas na manipulação de alimentos, o que inclui aproveitamento integral como forma de combate ao desperdício. O objetivo da programação é conscientizar as pessoas da necessidade de cultivar hábitos alimentares saudáveis como também informar que é possível produzir pratos ricos em nutrientes.