Sesc realiza oficina de aproveitamento integral de alimentos em instituições de Caxias

07/05/2013 às 00:00 por Viviane Franco

O reaproveitamento dos alimentos é uma saída para evitar o desperdício. Mais do que isso, as partes que normalmente desprezamos no preparo dos alimentos como cascas, folhas, sementes e talos, são muitas vezes mais nutritivos do que a parte dos alimentos que normalmente consumimos. É por isso que no mês de maio, o Sesc realiza Oficinas de Aproveitamento Integral de Alimentos em instituições de Caxias, com objetivo de esclarecer a população da importância do aproveitamento integral dos alimentos para a melhoria do bom estado nutricional, bem como mostrar alternativas de utilização desses alimentos.

 

A primeira instituição a receber a oficina é o Centro de Apoio à Pastoral da Criança e do Adolescente, que fica em Campo de Belém, nos dias 6 e 7 de maio, das 14h às 17h30. Na semana seguinte, a oficina acontece no Ambulatório São Luís, na Vila São José, nos dias 13 e 14 de maio, no mesmo horário.

 

Nas tardes dos dias 15 e 16 de maio é a vez do Centro Educacional São Francisco, no bairro Seriema. O cronograma de cursos encerra na Fazendinha, com realização das atividades nos dias 21 e 22 de maio, junto ao Projeto Santos Anjos da Guarda.

 

Nas oficinas as participantes vão aprender receitas fáceis como saladas de casca da abóbora, entre outras receitas utilizando folha da couve-flor, folha de beterraba, sementes e talos.

 

"É uma cozinha alternativa que propicia a manipulação de alimentos que são comuns no dia a dia das pessoas. É uma forma os participantes adquirirem novos conhecimentos para benefício da economia familiar", ressalta o Coordenador do Programa Mesa Brasil em Caxias, Dênnys Sousa.