“Charme do Choro” leva música paraense ao Amazônia das Artes no Maranhão

14/08/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Os amantes do choro, um dos ritmos instrumentais de maior tradição no Brasil, têm encontro marcado nesta quinta-feira, 15, às 20h, no Teatro João do Vale. O grupo Charme do Choro, de Belém-PA, apresenta o show musical "O Charme do Choro", na 6ª Mostra Sesc Amazônia das Artes. A entrada é franca.

 

O “Charme do Choro” carrega no próprio nome a música instrumental de maior tradição brasileira, é formado pelas musicistas: Jade Guilhon (Bandolim e Violino); Dulci Cunha (Flauta); Laíla Cardoso (Violão); Camila Alves (Violão); Carla Cabral (Cavaquinho); Rafaela Bittencourt (Pandeiro), elas pretender difundir e inovar o chorinho, gênero musical que tem mais 130 anos de existência.

 

O grupo se originou em 2006, a partir do projeto “Choro do Pará”. As integrantes do Charme do Choro comemoram atualmente o lançamento do primeiro CD, só com composições de músicos paraenses. Para o Show do Projeto Amazônia das Artes, o grupo montou um repertório recheado de novidades e irá interpretar compositores Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Adamor do Bandolim, Luiz Pardal e Biratan Porto, entre outros gigantes da música brasileira.

 

O projeto Sesc Amazônia das Artes tem como objetivo estimular e difundir a produção artístico-cultural dos estados que integram a Amazônia Legal. Como uma forma de intercâmbio cultural, a mostra artística acontece nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e no Maranhão.

As apresentações do Amazônia das Artes são gratuitas e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria. Quem desejar colaborar com o programa Mesa Brasil Sesc, pode doar 1kg de alimento não perecível na entrada.