Vai começar a 8ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes

24/10/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Celebrando o pluralismo artístico e as tradições locais e nacionais, a 8ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes entra em cena com uma intensa programação, realizada em diversos espaços da cidade. Quem abre a agenda de programação é o tradicional Cortejo Artístico que acontece nesta sexta-feira, 25, às 16h, pelas ruas do centro da cidade.

 

Figuras míticas, faunos, personagens de lendas maranhenses, artistas de circo, batuqueiros, grupos de dança e bumba-meu-boi sairão da Área de Vivência do Sesc Deodoro, passando pela Rua Grande até a Praça Nauro Machado (Praia Grande), local dos shows. A partir das 19h, sobe o palco o Dj Jorge Choairy (MA), Coletivo Gororoba (MA), Strobo (PA) e a banda de Pedra Branca (SP), que apresenta sonoridades da música étnica mundial com toques da música brasileira, eletrônica e jazz.

 

De 25 de outubro a 1º de novembro, os principais espaços culturais de São Luís serão palco de espetáculos artísticos contemporâneos na 8ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes, evento promovido pelo Sesc no Maranhão, já consagrado como via de fomento às produções locais, circulação de espetáculos premiados nacionalmente, além de formação de plateia.

 

A programação vai apresentar a diversidade de grupos, artistas e performances que experimentam a mistura de linguagens artísticas – teatro, música, dança, vídeo, cinema, entre outros, de forma criativa e inovadora, durante oito dias dedicados à celebração da arte e cultura brasileira com todas as apresentações gratuitas.

 

A 8ª Aldeia acontece ainda nas cidades de Itapecuru e Caxias, a programação acontece de 3 a 9 de novembro, com oficinas, espetáculos teatrais e shows. A mostra é gratuita, mas o público pode colaborar com o Programa Mesa Brasil do Sesc, que complementa milhares de refeições de crianças e adolescentes de São Luís e Caxias, doando 1 kg de alimento não-perecível nas bilheterias dos teatros.

 

O objetivo do evento é difundir a cultura brasileira e o talento da produção local nas mais diversas linguagens, trazendo espetáculos de circulação nacional e promover a formação de plateia. Este ano o evento passou a se chamar Aldeia, que são as mostras de arte e cultura organizadas pelos Departamentos Regionais do Sesc visando fortalecer os laços comunitários de artistas, espectadores e produtores, buscando inovar e diversificar o circuito cultural brasileiro.