Idosos se divertem em arraial junino do Sesc

26/06/2014 às 00:00 por Viviane Franco

Para comemorar o mês de São João, os idosos do Sesc promoveram um divertido arraial regado a muita animação e convidados especiais. A festa começou as 16h30, no Ginásio do Sesc Deodoro e abriu as portas para uma noite de festança junina. O mesmo clima tomou conta do Sesc Turismo que promoveu sua festa das 20 horas a meia-noite.

 

No Sesc Deodoro, o Arraial da Terceira Idade, que tem como objetivo promover a integração social dos idosos e a valorização da cultura popular nordestina, botou centenas de idosos para dançar no ritmo descontraído das manifestações culturais do período junino. Entre os convidados, a primeira atração a se apresentar foi o Boizinho de Santo Benedito, formado por idosos do Grupo Vida Ativa e do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), em seguida se Boizinho de Miracá, do Semcas.

 

De forma descontraída, o Grupo da Memória Solar do Outono apresentou a dança do “Mexe-mexe” e fechando a tarde de programação, os integrantes do TSI do Sesc Turismo apresentaram a tradicional Quadrilha Junina.

 

Avaliando a programação, a técnica de enfermagem, Hellen Cristina, 40 anos, disse que agora entende porque a mãe se tornou uma senhora mais feliz depois que passou a integrar o grupo de idosos do Sesc. “As atividades do Sesc são animadas e integram os idosos”, disse.

 

A noite, o Boi Brilho do Sesc abriu a programação do Arraial Balaio de Sotaques na unidade Deodoro, em seguida, a festança foi abrilhantada com o colorido do Boi de Nina Rodrigues. Antecipando sua participação, o Boi Pirilampo mostrou toda a beleza da cultura popular.

 

Do belo ao tradicional, o Bumba-meu-Boi da Fé em Deus, preserva viva lembrança de homenagear São João, o santo dos “boieiros”. Com quase 100 anos de fundação, guarda a memória de Laurentino Araújo, estivador, negro, já falecido, como pagamento de uma promessa feita a São João.

Fechando com chave de ouro, o Boi de Morros embelezou ainda mais a noite junina do Sesc.

Sesc Turismo

 

Ao ritmo de um animado forró pé de serra iniciou a segunda noite do Arraial Balaio de Sotaques no Sesc Turismo. Muitas pessoas foram atraídas pela programação diversificada, ambiente tranquilo, variedade de comidas típicas das barraquinhas e organização do evento.

 

Walquíria Costa participa a três anos do Arraial Balaio de Sotaques e garante: “O Balaio de Sotaques é tudo de bom! É um conjunto de coisas que nos faz voltar todos os anos: segurança, organização, ambiente familiar, onde podemos trazer nossas crianças”.

 

A segunda noite de Balaio no Sesc Turismo contou com uma programação toda especial, agradando à todos os gostos. Abrindo as apresentações, todo o encanto da Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal, seguida pelas apresentações dos Bois de Sotaque de Orquestra Brilho da Juventude e Brilho da Ilha que fizeram o público dançar junto.

 

Sob o olhar atento da senhora Petrolina Maria Pereira Ferreira de 73 anos, o Boi de Nina Rodrigues fechou a noite com chave de ouro. “Apresentações como essas me transmitem alegria, vontade de viver!”, dia a visitante que também é uma entusiasta das manifestações culturais do estado.

 

Cantora e compositora do Boi Estrela do Grupo de Gerenciamento do Envelhecimento Natural do Hospital Carlos Macieira (GEM) se diz muito feliz com o incentivo dado à cultura maranhense pelo Sesc: “Esse arraial promovido pelo Sesc foi uma linda maneira que encontraram de prestigiar nossa cultura local”.

 

Agenda de sexta-feira e sábado (27 e 28/06)

 

No Sesc Deodoro, o almoço ganha o ritmo do “Tambor de Crioula – Arte Nossa”, que se apresenta entre 12h30 e 13h30. O segundo dia de Arraial Balaio de Brincadeiras diverte as crianças do turno vespertino a partir das 16 horas com Cia Barriquinha, Baião de Seis, Quadrilha Sai de Baixo, Boi Brilho da Ilha e Boi Encanto do Olho D’Água.

 

No Sesc Turismo, o Arraial começa com Boi Brilho do Sesc, seguido pelo Boi Barrica, Boi da Floresta (Pindaré) e encerrando com o tradicional Boi de Maracanã. Das 20 às 23h, o show musical do Kambada do Forró anima os visitantes com o melhor do forró pé-de-serra.

 

A festança 2014 encerra no sábado (28), com Tambor de Crioula da Fé em Deus, Dança Portuguesa Acadêmicos de Morros, Boi Unidos de Santa Fé e Boi de Morros. E na Praça do Sol, das 20 às 23 horas quem comanda o show musical é Chiquinho do Acordeon e o Grupo Xote e Baião.

 

Vale lembrar que a entrada é gratuita, mas quem desejar colaborar com o Programa Mesa Brasil pode doar um quilo de alimento não perecível, que será revertido em refeições nas instituições sociais assistidas pelo Sesc.