Sesc Maranhão dialoga sobre experiências e reflexões em mediação cultural

08/07/2021 às 16:18 por Amanda Machado

Uma série de diálogos virtuais com educadores, artistas e pesquisadores de todo o país proposta pelo Departamento Nacional do Sesc levantará o debate sobre as práticas culturais que levam à reflexão de temas relevantes para a sociedade. O projeto Ocup(A)ção Arte Educação apresentará a cada semana um dos eixos que conduzirá as discussões – acessibilidade, diversidade, geracionalidade e territorialidade – sempre das 16h às 17h (Horário de Brasília). Os maranhenses Victor Silper e Fabiane Rego conduzirão o Webinar Experiências e reflexões em mediação cultural: uma abordagem presencial e online na escola no dia 23 de julho, às 16h, no Youtube do Sesc Maranhão. 

A proposta deste debate é abordar sobre a mediação cultural a partir de experiências de arte educadores em escolas públicas de São Luís do Maranhão, discutindo metodologias e possibilidades de atuação tanto no formato on-line como presencial, refletindo sobre arte, educação, fruição e experimentações de novos territórios como práticos de mediação teatral e patrimonial.

VICTOR SILPER

– Graduado em Licenciatura em Teatro (UFMA) Mestrando em Artes Cênicas (UFMA);
– Ator, pesquisador, produtor e mediador cultural. Integra o Grupo Cena Aberta (MA) e Rascunho (MA);
– Desenvolve pesquisas sobre premissas da mediação cultural no Maranhão por meio do Laboratório de Tecnologias Dramáticas (LabTecDrama/ UFMA) e do PPGAC/UFMA;
– Responsável pelo Beco Produções, vem liderando projetos artísticos culturais, como, MAPA, FAPEMA/SEBRAE (2019); Entre Nós e o Meio (2020); as quatro edições do Gororoba Teatral (2014; 2017; 2018; 2020) e a Mostra Online de Teatro na Escola (2020). Como também a IV Semana Científica de Teatro (2015); e a coprodução do espetáculo Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo (2019) e do festival GodôVirá de Cenas Curtas (2018; 2020).

FABIANE COSTA REGO

– Arte Educadora;
– Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA (2014);
– Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER;
– Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA;
– Mestre em Artes PROFARTES/UFMA/UDESC e Mediação em EaD – UEMA;
– Atualmente é professora do Ensino Fundamental com experiência na área de Arte e Educação, desenvolvendo atividades voltadas ao ensino inclusivo, mediação cultural e educativa, oficinas de educação patrimonial e educação ambiental, além de desenvolver pesquisas referentes às áreas de patrimônio cultural e cinema (Pré-Cinema).

Ocup(A)ção Arte Educação 

O objetivo é democratizar o acesso a experiências mediadas pelas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, arte educação, biblioteca, patrimônio, artes visuais e literatura, em suas variadas expressões. A arte educação é um caminho de mediação de saberes, experiências e conhecimentos. De modo horizontal, o Sesc quer compreender como as pessoas se relacionam com a arte. Nesse percurso, o exercício dialógico se faz presente. O ponto principal desse trabalho é, portanto, exercitar a concepção de mediação como objeto de formação educativo-artístico-cultural.