Edição 2022 do Arte da Palavra acontece em São Luís e Itapecuru-Mirim

20/09/2022 às 15:46 por Amanda Machado

Divulgar novos autores, incentivar a leitura e valorizar as obras são alguns dos objetivos do circuito nacional Arte da Palavra, realizado pelo Sesc. No Maranhão, a edição 2022 acontece nos dias 21, 22,23 e 30 de setembro em São Luís e Itapecuru com o Circuito Oralidades  que apresenta a performance poética de Lilia Diniz e narração de história “Contos da Floresta” com Urias de Oliveira e o Circuito de Autores com debate sobre “HQ e leitura” comandado por Iramir Araújo.

Lília Diniz

Atriz, escritora, cantora, produtora, gestora cultural e brincante, Lília Diniz é maranhense do povoado Creoli do Bina, município de Tuntum, distante 373 km da capital São Luís. Foi alfabetizada artisticamente pela literatura de cordel. É formada em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-graduada em Gestão Cultural, membro da Academia Imperatrizense de Letras (MA) e da Academia de Letras do Brasil/Brasília. A multiartista que já morou em Açailândia e Brasília, em sua trajetória viajou por vários estados brasileiros apresentando espetáculos.

Iramir

Historiador, Mestre em História Social pela Universidade Federal do Maranhão, escritor, roteirista e editor. Publicou as obras em quadrinhos ‘‘Corpo de Delito’’- Quadrinhos policiais inspirados na crônica policial de São Luís, com desenhos de vários artistas; ‘‘Balaiada – A Guerra do Maranhão’’ e ‘‘Ajurujuba – A Fundação da Cidade de São Luís’’ e “Jurados de morte”, quadrinhos educativos e institucionais e ‘‘A Flecha a Pedra e a Pena’’, primeira revista ilustrada do Maranhão, editada pelo jornalista João Afonso do Nascimento com a colaboração de Aluísio de Azevedo.

Urias de Oliveira

É o ator e diretor teatral com uma  gama de experiências, nacionais e internacionais. Um dos principais personagens da cultura maranhense, sua busca por um teatro que seja uma conexão psicofísica entre ator, espírito e plateia fazem com que suas peças tenham além de uma repercussão presencial, um estado de questionamento pós apresentação.

Arte da Palavra

O projeto é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária.  Na edição 2022 contará com 138 artistas/autores, poetas, contadores de histórias e outros artistas da palavra contemplando 11 cidades de quase todos os estados brasileiros, com encontros com autores, oficinas de criação e apresentações artísticas, buscando valorizar a produção literária nacional.