Realizado pelo Sesc Maranhão há 25 anos, o projeto Mãos a Obra aborda as múltiplas acessibilidades no âmbito da cultura, oferecendo um conjunto de ações que possibilitam a públicos diversos uma experiência estética e educativa por meio do estímulo de percepções sensoriais e ações formativas. Este ano a programação presencial iniciou no dia 27/10, com a abertura da Exposição “Ver Rever – Tocar” e segue até 8/11 na Sala Sesc de Exposições, Sesc Deodoro e Sesc Turismo. Já a agenda virtual do projeto acontece de 9/11 a 3/12 nas redes sociais do Sesc Maranhão. Toda a programação é gratuita.
A exposição “Ver, Rever – Tocar” tem o objetivo de propor reflexões sobre a construção de exposições acessíveis a partir de acervos já existentes e produção de materiais de múltiplas acessibilidades para o atendimento de diferentes públicos. Ela é composta por seis obras do acervo do Sesc Maranhão.
A proposta apresenta um recorte arte educativo e inclusivo em Artes Visuais por meio de estações sensoriais de apreciação com recursos como impressões em 3D, pranchas táteis e em alto contraste, audiodescrição, textos em braille, jogos e materiais lúdicos. O trabalho está aberto ao público até o dia 9 de dezembro na Sala Sesc de Exposições (Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, na Av. dos Holandeses), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Para quem deseja participar das ações formativas, na agenda teremos a Roda de Conversa “Literatura e Acessibilidade” com Sharlene Serra e Kleber Castro; Performance artística e Roda de Conversa com Luana Sousa; Oficina de Acessibilidade Cultural com Alessandra Pajama (Link de inscrição https://forms.gle/DsZEeegeyCPcoixA6); Oficina IncluirMais: cultura, capoeira e acessibilidade com Nando Marley (https://forms.gle/snL56u2YcNGAcBKS8) e Oficina “O ser leitor/escritor a inclusão a partir de si” com Sharlene Serra (https://forms.gle/fhhA31W6oq8R7WEU6).
No dia 6 de outubro, a programação do Mãos a obra acontece no Sesc Turismo, a partir de meio-dia, com todo talento do cantor, compositor e violonista Roberto Ricci. Deficiente visual desde um ano de idade, Roberto Ricci é um artista de destaque na musica maranhense pelos ritmos e sotaques de bumba-meu-boi que tira do violão com tanta proeza e eficiência. Ricci impressiona produzindo sons que se assemelham aos das matracas e pandeirões, além de todos os instrumentos da bateria do carnaval.
A programação virtual acontece de 9/11 a 3/12 nas redes sociais do Sesc Maranhão. Na agenda: Roda de Conversa “Acessibilidade em Redes Sociais” com Ednilson Sacramento/BA e “Literatura e Mercado Editorial Acessível” com Larissa Mundim/GO, Oficina “Audiodescrição para as redes sociais” com Ednilson Sacramento/BA e Cris Kenne/ BA, Vídeo Mediação – Exposição Ver Rever Tocar, Oficina “Acessibilidade nas Artes Cênicas: Composição Cênica com Dramaturgia Descritiva” com Companhia Fluctissonante/ PR, Vídeo apresentação “Cadeira – Falando sem tabu!” com Estela Lapponi/SP e Vídeo apresentação “O grito da Gaivota” com Renata Resende/DF.
Inclusão
No dicionário, acessibilidade é a qualidade do que é acessível. Isso descreve o que vem sendo realizado nos últimos anos na cultura do país: dar condições às pessoas com deficiência (seja física, auditiva ou visual) de utilização com segurança e autonomia dos espaços culturais.
O Sesc é um dos grandes precursores desse movimento, debatendo e promovendo a acessibilidade cultural em suas programações. E um das mais representativas iniciativas da instituição nesse campo é o projeto Mãos à Obra. Vinculado ao Programa de Arte Educação Inclusiva, consiste numa ação transformadora e comprometida com a diversidade humana e a aceitação das diferenças.
Programação
– Exposição Ver Rever Tocar
Período: 27/10 a 09/12/2022
Visitação agendada: Segunda a Sexta – 9h as 12h e 14h as 17h
Sala Sesc de Exposições – Condomínio Fecomércio Sesc Senac
– Visitas Mediadas à Exposição
Período: 28/10 a 02/12/2022
Agendamento prévio e gratuito: galeriadeartesescma@gmail.com / 3215 1563
SESC MÃOS A OBRA 2022
MÚLTIPLAS ACESSIBILIDADES CULTURAIS
SEMINÁRIO DE ACESSIBILIDADE CULTURAL
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
*sujeita a alterações
27/10 (quinta)
Exposição Ver Rever – Tocar
9h – Sala Sesc de Exposições
Roda de Conversa “Desafios da acessibilidade em contextos culturais e educacionais inclusivos”, com Gabriela Campos e Andressa Cabral
9h30 – Sala Sesc de Exposições
Visita Mediada Exposição Ver Rever – Tocar
14h30 – Sala Sesc de Exposições
01/11 (terça)
Roda de Conversa “Literatura e Acessibilidade” e Sessão de Autógrafos com Sharlene Serra/MA e Kleber Castro/MA
18h30 – Sala Sesc de Exposições
03/11 (quinta)
Performance artística e Roda de Conversa com Luana Sousa/MA
9h30 – Auditório Sesc Deodoro
03 e 04/11 (quinta e sexta)
Oficina de Acessibilidade Cultural com Alessandra Pajama/MA
14h às 17h – Sala Sesc de Exposições
Inscrição gratuita
04 e 05/11 (sexta e sábado)
Oficina IncluirMais: cultura, capoeira e acessibilidade com Nando Marley/ MA
8h30 às 12h30 – Sala de Dança – Sesc Deodoro
Inscrição gratuita
06/11 (domingo)
Apresentação Musical – Roberto Ricci/MA
12h – Sesc Turismo
Classificação: Livre
07 e 08/11 (segunda e terça)
Oficina “O ser leitor/escritor a inclusão a partir de si” com Sharlene Serra/MA
9h às 12h – Sala Sesc de Exposições
Inscrição gratuita
MÚLTIPLAS ACESSIBILIDADES CULTURAIS
SEMINÁRIO DE ACESSIBILIDADE CULTURAL
PROGRAMAÇÃO VIRTUAL
*sujeita a alterações
09/11 (quarta)
Roda de Conversa “Acessibilidade em Redes Sociais” com Ednilson Sacramento/BA e “Literatura e Mercado Editorial Acessível” com Larissa Mundim/GO
18h – Youtube Sesc Maranhão
10 e 11/11 (quinta e sexta)
Oficina “Audiodescrição para as redes sociais” com Ednilson Sacramento/BA e Cris Kenne/ BA
9h às 12h – Google Meat
Inscrição gratuita
12/11 (sábado)
Vídeo Mediação – Exposição Ver Rever Tocar
17h – Youtube e Instagram Sesc Maranhão
Classificação: Livre
16, 17 e 18/11 (quarta, quinta e sexta)
Oficina “Acessibilidade nas Artes Cênicas: Composição Cênica com Dramaturgia Descritiva” com Companhia Fluctissonante/ PR
14h às 17h – Zoom
Inscrição gratuita
02/12 (sexta)
Vídeo apresentação “Cadeira – Falando sem tabu!” com Estela Lapponi/SP
19h – Youtube e Instagram Sesc Maranhão
Classificação: Livre
03/12 (sábado)
Vídeo apresentação “O grito da Gaivota” com Renata Resende/DF
19h – Youtube e Instagram Sesc Maranhão
Classificação: 12 anos