Patrimônio é tudo aquilo que reflete a história, valores e cultura de um povo, sendo transmitido como legado para as gerações futuras. Nessa perspectiva, o Sesc realiza nos dias 13 e 14 de novembro, o projeto Territórios de Memória e Patrimônio com uma vasta programação cultural, além de debate e entrega de certificado de formação na área. Este ano, as ações acontece em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas – IEST e o bairro Desterro, um dos bairros mais antigos da cidade, foi escolhido como território de pesquisa, mediação e desenvolvimento de ações de educação patrimonial.
As ações de Memória e Patrimônio desenvolvidas pelo Sesc buscam promover um olhar crítico e reflexivo sobre a nossa sociedade e fomentar o exercício da cidadania a partir do conhecimento dos processos de formação e apropriação da memória e do patrimônio cultural, por meio do diálogo e protagonismo das comunidades. Nesse sentido, a escolha do bairro Desterro como território de pesquisa se dá pelo fato deste ser um lugar com significados potentes nos campos da história, patrimônio, subjetividades e memória coletiva.
Na segunda (13), às 15h, na sede do IEST, acontece o debate “Lugares de memória e a construção de narrativas” com Cadu Marques, artista e autor dos livros “A Memória como tradição” e a “Invenção de uma vida”, e mediação de Louyse Silva, produtora audiovisual e graduanda em História pela UFMA. A ação é exclusiva para público escolar previamente agendado.
Já na terça (14), no Convento das Mercês, a partir das 18h, acontece uma vasta programação cultural gratuita que inclui discotecagem com Dj Pedro Dreadlock, feira economia criativa e programa “Mais Renda”, intervenção artística com Gilson César e a Cia. Pé de Palhaço, apresentação “Tambor dos Onça” com a Associação Cultural “Os Cara dos Onça” e show musical “Saudade de nós” com Vicente Melo e banda. Acontece ainda a entrega de certificados aos participantes da ação “Patrimônio em Rede e os Guardiões da Memória”. Desenvolvida em parceria com o IEST, esta busca mapear, envolver, formar e fomentar redes de sujeitos e instituições por meio da educação patrimonial, economia criativa e turismo de base comunitária no Centro Histórico.
Além do IEST, a iniciativa também conta com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Turismo, Prefeitura Municipal de São Luís, SEBRAE, UEMA, Museus, atores locais e muitos amantes do Centro Histórico de São Luís: Patrimônio da Humanidade.
Territórios de Memória e Patrimônio
Realizado pelo Sesc, o projeto caracteriza-se por ações na área de Memória Social e Patrimônio Cultural, constituída a partir dos eixos metodológicos do Marco Referencial da área. Partindo do conceito de Patrimônio Cultural que abrange o conjunto de bens materiais, imateriais, crenças, fazeres e saberes, considerados significativos à memoria, à história e a identidade cultural de um grupo social.
Confira a programação completa:
13 de novembro (segunda-feira)
15h – Debate: lugares de memória e a construção de narrativas com Cadu Marques e mediação de Louyse Silva
Local: IESTI Rua da Palma nº 322 – Centro Histórico
*Ação exclusiva para público escolar agendado
14 de novembro (terça-feira)
18h às 22h
Local: Convento das Mercês – Desterro (Centro Histórico)
- Discotecagem com DJ Pedro Dreadlock;
- Intervenção Patrimônio com a Cia Pé de Palhaço/ Gilson César;
- Exposição/Oficina de Jogo de xadrez com a obra:
- “A Batalha de Guaxenduba no xadrez” – Autor: Joaquim Kicil;
- Falas institucionais e entrega dos certificados do projeto “Patrimônio em Rede e os Guardiões da Memória”;
- Apresentação Tambor dos Onça com a Associação Cultural “Os Cara de Onça”;
- Show musical “Saudade de nós” com Vicente Melo e banda;
- E + : Economia Criativa e Programa Mais Renda – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.