Conectar e explorar a temática da infância sob diferentes perspectivas, e convidar o visitante a embarcar em uma jornada nostálgica e reflexiva através de obras contemporâneas sensoriais que resgatam memórias e experiências da infância. É essa a proposta da exposição “Garatujas”, aberta ao público na Sala Sesc de Exposições, localizada no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, na Avenida dos Holandeses. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até 31 de janeiro de 2024, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
A exposição apresenta sete instalações artísticas que evocam memórias e experiências relacionadas à infância, mergulhando nas brincadeiras e memórias afetivas deste período da vida, pontuando, sobretudo, uma reflexão acerca da diversidade da infância de crianças com deficiências e a importância da empatia e da compreensão das experiências únicas de cada indivíduo. A exposição é acessível em libras e audiodescrição, e o agendamento prévio gratuito pode ser feito pelo telefone (98) 3215-1563.
Um convite para públicos de todas as idades, a exposição resgata uma conexão emocional com a criança interior de cada visitante, despertando uma sensação de nostalgia, com memórias e afeto que aponta caminhos e reflexões sobre as infâncias do passado, presente e futuro.
As obras são dos artistas e arte educadores maranhenses Edi Bruzaca, Hugo Alves e Palloma de Castro, do coletivo “Os Dalí”. O grupo dedica-se à pesquisa e desenvolvimento de projetos voltados à Acessibilidade Cultural para PcD, tendo sua primeira exposição intitulada “Ilhados”, em 2021. Além desta, individualmente, os artistas desenvolvem trabalhos com estética surrealista, por isso o nome “Os Dalí”, uma referência ao ilustre e notável artista espanhol Salvador Dalí.
SERVIÇO
O que? Exposição Garatujas: Lembranças do hoje e do amanhã
Onde? Sala Sesc de Exposições – Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac. Av. dos Holandeses, S/N, Quadra 04, Jardim Renascença II
Período de visitação: Até 31 de janeiro de 2024 (segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14 às 17h)