A programação do Balaio de Sotaques chega no Sesc Itapecuru com muita alegria e emoção no São João mais animado da cidade. Em um clima repleto de luz, cores, sotaques e sabores, a população vai festejar embalada por sete atrações que conta com Dança do Coco, Tambor de Crioula, Cacuriá, Dança Portuguesa e muito Bumba Meu Boi. A programação acontece no dia 27 de junho, na Praça Gomes de Sousa, a partir das 19h. A entrada é gratuita.
A Dança do Coco Criar Sesc abre a noite de apresentações na programação do Balaio de Sotaques no Sesc Itapecuru, a performance acontece às 19h, em seguida vem a Ciranda Sesc Ler, composta por alunos da Educação de Jovens e Adultos do Sesc Itapecuru. Às 20h é a vez da força e da tradição do Tambor de Crioula Resistência Quilombola, do Quilombo Santa Rosa dos Pretos, se apresentar e levar a plateia o peso da história em uma das danças mais tradicionais da cultura maranhense.
A animação não para, e às 20h30, o Cacuriá da Vila Gorethe entra no terreiro do São João do Sesc Itapecuru, o grupo conta com 20 anos de trabalho e leva um espetáculo com canções autorais, uma indumentária colorida e coreografias irreverentes de tirar o folego. Às 21h quem se apresenta é a Dança Portuguesa Pérola Negra, que vai levar um pouco da tradição luso-brasileira para o terreiro do Balaio de Sotaques.
Às 21h, o Boi Mocidade Alegre de Itapecuru anima a festança com a musicalidade do sotaque de orquestra. Às 22h30, o Boi de Axixá, um dos grupos mais tradicionais do Maranhão e reconhecido pela beleza do repertório, história e indumentária encerra a noite de atrações na programação junina do Sesc Itapecuru.
Programação Balaio de Sotaques 2024 – Sesc Itapecuru
Dia 27/06(quinta-feira) – Praça Gomes de Sousa
19h – Dança do Coco Criar Sesc
19h30 – Ciranda Sesc Ler
20h – Tambor de Crioula Resistência Quilombola (Quilombo Santa Rosa dos Pretos)
20h30 – Cacuriá da Vila Gorethe
21h – Dança Portuguesa Pérola Negra
21h30 – BMB Mocidade
Alegre de Itapecuru-Mirim
22h30 – BMB de Axixá