Abertura do evento ocorrerá às 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, em São Luís. Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro, 1h antes do espetáculo.
SÃO LUÍS – Nesta semana, o Maranhão vivenciará um momento histórico de celebração às artes cênicas ao receber, pela primeira vez no estado, o Festival Palco Giratório. A sessão especial de abertura será com um dos musicais recentes mais elogiados e aclamados pelo público: o espetáculo carioca “Leci Brandão – Na Palma da Mão”, da Palavra Z Produções Culturais, que fará a abertura do evento nesta sexta-feira (13), às 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, em São Luís.
A edição 2024 será realizada no Maranhão entre 13 e 28 de setembro com apresentações de espetáculos locais e nacionais, intercâmbios entre grupos, pensamentos giratórios e oficinas nas cidades de São Luís, Caxias e Itapecuru-Mirim.
Na abertura o público poderá conferir de perto a trajetória da sambista Leci Brandão, uma das maiores artistas brasileiras, que é contada em um musical a partir das histórias de seus orixás, Ogum e Iansã, por meio do doce olhar de sua mãe, Dona Leci, e de um de seus grandes aliados, Zé do Caroço.
A jornada da artista é mostrada ao longo de mais de 15 músicas como “Conversando Com a Saudade”, “Papai Vadiou”, “Isso é Fundo de Quintal”, “Zé do Caroço”, “Gente Negra” e “Preferência”.
A entrada para as atrações do festival é gratuita por meio do ingresso solidário: o público é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível, direcionado a instituições sociais atendidas pelo Programa Sesc Mesa Brasil. Os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no espaço de cada apresentação.
Festival Palco Giratório 2024
No Maranhão, o Festival Palco Giratório apresentará 17 espetáculos do circuito nacional e quatro convidados locais, além de debates temáticos e intercâmbios entre grupos. No total, serão mais de 20 apresentações de teatro, dança e circo, para todas as idades, com peças vindas de 15 estados (AM, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PB, PE, RJ, RN, RR, RS, SC e SP).
Além da mistura de sotaques e de apostar na variedade de temas que vão da musicalidade a intergeracionalidade, negritude, acessibilidade e inclusão, o evento presta homenagem a dois grandes artistas brasileiros: o ator e diretor Amir Haddad, criador do Grupo Tá na Rua; e o ator, compositor, diretor musical e capitão de congado, Maurício Tizumba – ambos estarão presentes ao longo da programação.
Programação de abertura
A programação de abertura do Festival Palco Giratório 2024 contará com espetáculos em São Luís e Itapecuru-Mirim, além de ações formativas. Veja, abaixo, as ações que integram o primeiro fim de semana do evento:
De 13 a 15 de setembro
Espetáculos – São Luís (MA)
13/09, 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Leci Brandão – Na palma da mão”, Lapilar Produções Artísticas (RJ) / Gênero: Musical / Classificação: 14 anos;
14/09, às 19h30, no Teatro Arthur Azevedo: “Herança”, Cia Burlantins (MG) / Gênero: Musical / Classificação: Livre;
15/09, às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Mundos – Uma viagem musical pela infância dos cinco continentes”, Grupo Maria Cutia de Teatro (MG) / Gênero: Teatro / Classificação: Livre;
15/09, às 19h30, no Arthur Azevedo: “A Vagabunda – Revista de uma mulher só”, Grupo Xama Teatro (MA) / Gênero: Teatro / Classificação: 14 anos;
Programação formativa
Pensamentos Giratórios / Debates
15/09, às 17h, na Sede do Boi da Floresta: Pensamento Giratório com a Cia. Burlantins (MG). Mediação: Josiane Silva (MA).
Ações de mediação cultural
13 a 28/09, às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: Escolas públicas (agendadas).
Programação de espetáculos – Itapecuru-Mirim (MA)
14/09 (sábado), às 19h, na Praça Gomes de Sousa: “Mundos – Uma viagem musical pela infância dos cinco continentes”, Grupo Maria Cutia de Teatro (MG) / Gênero: Teatro / Classificação: Livre.