De 4 a 7 de novembro, o Maranhão se transforma em um verdadeiro celeiro de talento e criatividade, tudo em nome de um grande propósito: ajudar os artistas do Rio Grande do Sul, que enfrentaram desafios após as enchentes do início do ano. A programação acontece no Teatro Napoleão Ewerton, Sesc Deodoro, Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo e FeliS.
São Luís se transformará em um verdadeiro celeiro de talento e criatividade, tudo em nome de um grande propósito: ajudar os artistas do Rio Grande do Sul, que enfrentaram desafios após as enchentes do início do ano. Com o projeto “Circula Artistas RS”, o Sesc também traz para a capital três atrações incríveis que prometem encantar e entreter!
O espetáculo teatral ‘De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão’, do Rococó Produções, conta a história de Dom Alonso Quijano, um homem que cresceu em La Mancha uma região bem no centro da Espanha. Ele amava os livros de cavalaria e queria ser cavaleiro andante. As sessões acontecem nos dias 04/11 (15h) e 05/11 (10h e 15h), no Teatro Napoleão Ewerton. Com duração de 40 minutos, a classificação é livre.
As obras do grupo foram contempladas por quase meio milhão de espectadores, ganharam mais de 90 prêmios e centenas de indicações em festivais nacionais, além de serem contemplados em 21 editais de fomento à cultura dentro e fora do estado do RS.
O espetáculo musical Chamamé – Universo Sonoro Gaúcho apresenta o ritmo ancestral nascido do encontro entre a musicalidade e a cosmovisão dos Povos Originário, os Guaranis e a Música Barroca ensinada nas missões jesuítas em uma macrorregião cultural que abrange Argentina, centro e sul do Brasil, Paraguai e Uruguai.
O trio composto por André Ely no violão de 7 cordas, Carlos de Césaro no baixo elétrico/contrabaixo e Alejandro Brittes no acordeão de botões irá conectar o público com a história musical do Rio Grande do Sul através de clássicos e composições autorais. As apresentações acontecem no Sesc Deodoro (05/11, às 12h), no Teatro Napoleão Ewerton (06/11, às 15h) e Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo (07/11, às 19h). Com duração de 60 minutos, a classificação é livre.
Por fim, Bate Papo Memórias do Rolê com Pedro Ramon, que conversará com o público sobre seu livro Memórias do Rolê, que da cultura Hip Hop. Ele debaterá sobre a preservação dessas memórias, antigas e atuais como construção da identidade da cultura Hip Hop. O encontro acontecerá dia 05/11 (às 19h, no Sesc Deodoro) e dia 06/11 (às 9h30, na UEB Cidade Olímpica) e na Feira do Livro de São Luís (17h30).
O livro Memórias do rolê reúne 31 memórias do hip Hop em Bento Gonçalves, registradas no site de mesmo nome, desenvolvido com a finalidade de criar um museu virtual sobre este movimento da cultura popular da cidade.
Programação
ESPETÁCULO DE TEATRO DE LA MANCHA: O CAVALEIRO TRAPALHÃO/ ROCOCÓS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS
– 04/11- Teatro Napoleão Ewerton às 15h
– 05/11- Teatro Napoleão Ewerton às 10h
– 05/11- Teatro Napoleão Ewerton às 15h
SHOW MUSICAL ALEJANDRO BRITTES TRIO
ESPETÁCULO: CHAMAMÉ – UNIVERSO SONORO GAÚCHO
– 05/11- 12h – Área de Vivência do Sesc Deodoro
– 06/11- 15h – Teatro Napoleão Ewerton
– 07/11- 19h- Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo”
BATE PAPO MEMÓRIAS DO ROLÊ COM PEDRO RAMON
Sinopse: Pedrinho Festa irá realizar um bate-papo sobre seu livro, o Memórias do Rolê. O livro trata sobre memórias da cultura Hip Hop, e no bate-papo irá falar sobre a preservação dessas memórias, antigas e atuais como construção da identidade da cultura Hip Hop.
-05/11- 19h – Área de Vivência Sesc Deodoro
-06/11- 9h30 – UEB Cidade Olímpica
-06/11- 17h30 – Auditório Viriato Correia – Feira do Livro de São Luís (FeliS)