Sesc Paraíba sedia lançamento do Palco Giratório 2017

29/03/2017 às 18:36 por Viviane Franco

O Sesc Centro em Campina Grande recebeu jornalistas, diretores, coordenadores e técnicos do Sesc de todo o Brasil para uma coletiva de imprensa que marcou o início da programação de lançamento do Palco Giratório, que em 2017 comemora 20 anos de uma sólida trajetória no desenvolvimento das artes cênicas no Brasil. Na oportunidade a Diretora Regional do Sesc na Paraíba destacou o papel transformador do Sesc, que por meio da cultura tem contribuído para mudar a história de milhões de pessoas.

A Gerente de Cultura do Departamento Nacional, Márcia Costa Rodrigues destacou a escolha de Campina Grande para sediar o Lançamento do Palco Giratório em seus 20 anos, por reconhecer a importância do Estado da Paraíba para a cultura. Ressaltou ainda a relevância do Palco na cena contemporânea brasileira ao propiciar que grupos artísticos se apresentem não só na sua localidade, mas circulem por todo o país e tenham suas obras conhecidas pelo grande público,democratizando o acesso à cultura.

A programação continua as 16h, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, com a apresentação do espetáculo Caliban – A tempestade, espetáculo inédito da Tribo de Atuadores Ói Nós Aqui Traveiz. Trabalho de rua, construído a partir da adaptação da obra de Shakespeare com texto de Augusto Boal (1931-2007).

Às 19h acontece a solenidade de Lançamento do Palco Giratório com a apresentação do espetáculo Ledores no Breu, no Sesc Centro. Inspirado no pensamento e na prática do educador Paulo Freire e nas obras do poeta Zé da Luz e do ficcionista Guimarães Rosa, o espetáculo trata das relações entre o homem da leitura, das letras e do Mundo ao seu redor.

Palco Giratório 2017

Desde a sua criação, o Palco Giratório concretiza o que ainda é um grande desafio: o intercâmbio e a difusão das artes cênicas. O projeto constitui uma formulação de pensamento, reflexão e conhecimento ao unir apresentação de espetáculos , oficinas, intercâmbios e debates. No ano em que completa 20 Anos o Palco Giratório contará com 20 grupos artísticos, 685 apresentações em 145 cidades. No Maranhão o Palco Giratório receberá pela primeira vez o Circuito Especial 2017 com o espetáculo estreante Caliban – A Tempestade, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Travez do RS, levando o teatro pra rua.

No Maranhão, a primeira apresentação acontece dia 21 de abril, com apresentação do Espetáculo circense “Palafita”, com o Grupo Fuzuê/CE, às 19 horas, na Casa do Maranhão. No dia seguinte, no mesmo local e horário, acontece o Espetáculo circense “Héstias”, com o Coletivo O Circo Tá na Rua/MA. A programação de abril continua com Oficina “Corpo, Imagem e Sobrepeso”, com o Grupo Fuzuê/CE e Intercâmbio com os grupos Fuzuê/CE e O Circo Tá na Rua/MA, respectivamente dias 23 e 24, no Casarão Ângelus Novus.