Último final de semana do Sesc Amazônia das Artes 2017

11/05/2017 às 15:01 por Leonardo Trindade Azevedo

O Sesc Amazônia das Artes está chegando ao fim e nos últimos dias de mostra cultural oferece ao público um cardápio  variado de atrações. O aquecimento começa nesta sexta-feira, dia 12 de maio, às 18 horas, com o espetáculo circense “Se deixar, ela conta” (AP). Sábado, dia 13 de maio, às 17 horas, os ludovicenses acompanham todo o lirismo literário de “Romances D’Amores além-mar nos sertões de dentro” (PI). As duas apresentações são abertas ao público e acontecem na Sala Cecílio Sá, no Laborarte. Já domingo (14), a partir das 17 horas, o projeto “Sesc Musicar”, Orquestra Filarmônica de Sopro do Sesc no Maranhão, e o espetáculo “Música de Ribeirão” (AM), ambos na Casa do Maranhão, prometem emocionar mães e filhos com toda a beleza e sensibilidade da música instrumental. As apresentações têm entrada franca e classificação livre.

Ela não é nem Beyoncé, nem Amy Winehouse e muito menos Joelma Calypso. Ela é nada mais, nada menos do que Perualda, a voz oficial do espetáculo “Se deixar, ela conta”. A artista que se intitula a maior estrela da música amapaense de todos os tempos promete apresentar o show mais importante de sua carreira.  Mas seus assistentes, os palhaços Chimbinha e Mulambo parecem não estarem convencidos do enorme talento da cantora e já cansados de ouvir sua voz desafinada e a extrema falta de simpatia da pseudo estrela tentam o que podem para atrapalhar a jovem a cantora.

Há mais de onze anos no movimento cultural do estado do Amapá, a Cia Cangapé é uma entidade de cunho sócio cultural que desde sua fundação vem se destacando no cenário artístico amapaense, por seus trabalhos que misturam arte e contribuição social. “O Rapaz da Rabeca e a Moça da Camisinha” do dramaturgo José Mapurunga, é um dos espetáculos mais premiados da companhia, vencedora do Prêmio Cultura e Saúde do Ministério da Cultura/MINC.

 A literatura volta a cena do Sesc Amazônia das Artes com o espetáculo “Romances D’Amores além-mar nos sertões de dentro”. A produção vai explorar todo o lirismo da poesia através do mais nordestino dos gêneros literários: o cordel. O espetáculo produzido por Vagner Ribeiro em parceria com o Grupo Valor de Pi celebra a alegria e a tradição das manifestações populares do Brasil.

A apresentação traz como roteiro as andanças de um poeta que vende folhetos de cordel em feira, onde recita e narra histórias fantásticas de amor, sabedoria popular, filosofia de caboclos e profecias de um mundo de paz através dos livros de cordel.  O público vai pegar carona com esse personagem e com ele vai fazer uma viagem pela literatura brasileira.

Domingo, dia 14 de maio, o projeto traz duas atrações: a primeira é o “Sesc Musicar”, Orquestra Filarmônica de Sopro formada pelo Sesc com jovens ludovicenses,  que se apresenta na Casa do Maranhão, às 17 horas, enquanto a segunda apresentação  traz toda a sonoridade do Amazonas no espetáculo “Música de Ribeirão” que promete uma performance cheia de liberdade e linguagem contemporânea.

Agenda

12/05 – Sexta-Feira

SE DEIXAR, ELA CANTA

Cia Cangapé | Amapá

50 min | Circo | Classificação: Livre

18h – Sala Cecílio Sá – Laborarte

(Centro)

13/05 – Sábado

ROMANCES D’AMORES ALÉM-MAR  NOS SERTÕES DE DENTRO

Vagner Ribeiro e Valor de Pi | Piauí

60 min | Literatura | Classificação: Livre

17h – Sala Cecílio Sá/Laborarte

(Centro)

 14/05 – Domingo

SESC MUSICAR

(Apresentação local)

Orquestra Filarmônica de Sopros

Sesc Musicar | Maranhão

50 min | Música | Classificação: Livre

17h – Casa do Maranhão

(Centro Histórico)

 MÚSICA DE BEIRADÃO

Orquestra de Beiradão | Amazonas

75 min | Música | Classificação: Livre

18h – Casa do Maranhão

(Centro Histórico)