Diversidade cultural nos dois últimos dias Balaio de Sotaques no Sesc Turismo

20/06/2017 às 14:51 por Leonardo Trindade Azevedo

A programação do Balaio de Sotaques 2017 no Sesc Turismo (Olho D’ Água) segue até o dia 24 de junho com apresentações que iniciam sempre a partir das 19 horas. A animada agenda junina do Sesc conta com atrações de Bumba-Meu-Boi, cacuriá, tambor de crioula e shows de forró. A entrada é franca, mas os visitantes podem exercitar a solidariedade e doar 01 quilo de alimento não perecível para o Mesa Brasil, iniciativa do Sesc que visa ao combate da fome há mais de dez anos no estado.

Nesta sexta-feira, dia 23 de junho, o grupo Kambada do Forró anima a noite com um repertório que passeia pela cultura nordestina, trazendo o forró, o xote, o baião e a quadrilha junina. Localizado no gramado, próximo às barracas de comidas típicas, o grupo anima os visitantes do Sesc Turismo até as 23 horas.

Na quadra, às 20 horas, as atrações começam com a participação do Tambor Maracrioula, grupo criado na Liberdade a partir do incentivo de amigos. A programação da noite continua com as apresentações do Boi de Nina Rodrigues, às 21 horas, e com o espetáculo “Bailar dos Pregoeiros” da Cia Movimentar, às 22 horas, que propõe uma viagem cultural pelo Maranhão, ressaltando as suas potências e riquezas culturais através da música, arte e dança. Fechando a noite, todo o colorido, alegria e tradição da Companhia Barrica.

No sábado, dia 24 de junho, o Balaio de Sotaques abre a última noite de programação na Unidade com o chamego do grupo Forró Xote e Baião. Em seguida, o público vai dançar e apreciar o ritmo do maior símbolo do São João maranhense: o Bumba-Meu-Boi. O primeiro a entrar na quadra, às 20 horas, é o Boi Rama Santa, de sotaque de costa de mão, que está homenageando o padroeiro das cidades de Cururupu e São João Batista. O espetáculo transborda cores, brilhos, alegria e muitas toadas que prometem encantar a todos.

Em seguida, às 21 horas, o Boi Linda Jóia de Jacareí deixa a marca dos sotaques da baixada maranhense. Formado pelos moradores da comunidade de Jacareí e adjacências, o grupo foi criado em 1951 no município de Monção e envolve idosos, adultos, jovens e crianças.

Às 22 horas é a vez do Boi de Axixá, que está em festa pelo aniversário de 100 anos da cidade que dá nome ao grupo, que também é um dos precursores do sotaque de orquestra no Maranhão. E encerrando a edição 2017 no Sesc Turismo, o Boi de Maracanã, com mais de 100 anos de história, promete levantar o público com o tradicional som das matracas. O grupo é comandado atualmente por Humberto Filho, Ribinha e Teteco, filhos do saudoso Humberto de Maracanã. Desde a sua fundação, o Boi de Maracanã vem promovendo a inclusão social, a valorização da família e a identidade cultural.

Festança para toda a família

Com uma programação diversificada, no Sesc os visitantes encontram um espaço seguro para brincar o período junino ao lados dos filhos e amigos. Na agenda, barracas de comidas típicas a preços acessíveis, barraca de recreação para a criançada se divertir com brincadeiras tradicionais e a barraca da saúde com orientações preventivas para deixar o São João mais animado e saudável.

 

PROGRAMAÇÃO NO SESC TURISMO

23.06 (sexta-feira)

19h às 23h – Kambada do Forró

20h – Tambor/Maracrioula

21h – Boi de Nina Rodrigues (O)

22h – Companhia movimentar – Bailar dos Pregoeiros

23h – Cia Barrica (A)

 

24.06 (sábado)

19h às 23h – Forró Xote e Baião

20h – Boi Rama Santa (CM)

21h – Boi Linda Jóia de Jacareí (B)

22h – Boi de Axixá (O)

23h – Boi de Maracanã (M)