Sesc leva cidadania, entretenimento e inclusão na Semana S do Comércio em São Luís

28/04/2025 às 09:55 por Leonardo Trindade Azevedo

O Sesc Maranhão vai levar cultura, cidadania e entretenimento aos comerciários maranhenses no  maior evento integrado do comércio do estado. A Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, idealizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), será realizada pela Fecomércio-MA, Sindicatos Empresariais, Sesc e Senac, nos dias 16 e 17 de maio, a partir das 14h, na Praça Maria Aragão. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas aqui.

No coração de Luís, a programação do Sesc na Semana S vai promover um grande mutirão de cidadania durante dois dias de evento, ofertando uma infinidade de serviços gratuitos, distribuídos em áreas como educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Benefícios que o Sesc leva todos os dias para os trabalhadores do comércio, seus familiares e a população em geral.

Com atividades distribuídas em quatro stands e três unidades móveis, além de atrações de lazer e entretenimento em palco, o público vai poder sentir um pouco do brilho, ritmo e beleza do São João, com apresentações de grupos como Cia Chegança, Boi de Nina Rodrigues, Cia Barrica, Boi de Axixá, Boi de Morros e o Batalhão pesado do Boi da Maioba. As apresentações culturais acontecem a partir das 18h, e marca a abertura oficial da temporada 2025 do Balaio de Sotaques, tradicional programação junina promovida pelo Sesc Maranhão.

Durante os dois dias de evento, no Stand Saúde, o público vai ter orientação e acessos a atendimentos básicos em saúde, como aferição de pressão, testes de glicemia, imunização, distribuição de kits de higiene bucal e vivências em terapias integrativas e complementares, como massoterapia. Na programação do Sesc o lazer também não fica de fora, os comerciários e o público geral poderão se divertir com uma variedade de games, just dance e x-box no Stand Lazer.

Para a criançada, o Stand Cultura traz uma programação especial, com espetáculos de teatro de bonecos e oficina de montagem e toque de matraca, além de brinquedos infláveis, pula-pula, pintura facial e desfile de personagens lúdicos. Os baixinhos também poderão se divertir com performance literária e contação de histórias, na Unidade Móvel BiblioSesc.

Na Semana S, o Sesc também promove inclusão para os filhos dos comerciários maranhenses, entre as atrações, a instituição leva para o evento o Stand Educação, um espaço exclusivo para crianças neurodivergentes, com brinquedos sensoriais e jogos que estimulam a educação, com manuseio e suporte de um especialistas.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, vai oferecer orientações sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, além de exames de mamografia e preventivos para a saúde da mulher. Já a Unidade Móvel dos programas de Assistência e Sesc Mesa Brasil vai oferecer oficinas de reaproveitamento de alimentos e degustação, e realizar  doação de alimentos para as entidades cadastradas no programa de segurança alimentar e nutricional da organização.

Ao longo da programação, a equipe de relacionamento com o cliente vai disponibilizar informações sobre a atuação do Sesc no Maranhão, além de oferecer espaço para cadastro de fornecedores. Já no palco, a programação vai trazer apresentações do maior projeto de música do Maranhão, o Sesc Musicar, aula de zumba, danças e demonstração de lutas. O espaço vai trazer também apresentações do coral com idosos do Trabalho Social com Grupos e a premiação do concurso de cosplay.

Sesc na Semana S no Maranhão

A programação do Sesc vai oferecer atividades de educação, lazer, cultura e saúde, com espaços inclusivos, experiências tecnológicas, apresentações culturais e terapias integrativas. Destaque para unidades móveis, programação junina, praça de alimentação e estrutura completa para receber o público com conforto e acessibilidade.

Em 2024, o Sesc ganhou destaque no número de atendimentos. Os restaurantes serviram mais de 1 milhão de refeições, reforçando políticas de saúde. Foram realizadas 62 mil consultas e exames, além de ações preventivas. Na educação, mais de 100 turmas atenderam 4 mil alunos. A cultura impactou 240 mil pessoas, e o lazer, 162 mil. O Programa Mesa Brasil distribuiu 423 toneladas de alimentos para 300 mil pessoas, reafirmando o compromisso social da entidade.

“A Semana S reforça o compromisso do Sistema Comércio com o desenvolvimento do Maranhão. O evento é uma oportunidade de levar à população os serviços essenciais do Sesc e do Senac, viabilizados pelo empresariado, que impulsionam a inovação e promovem o crescimento sustentável do comércio e dos serviços no estado”, destaca o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.