Musicalidade marca a primeira noite de Sesc Amazônia das Artes

09/05/2018 às 21:51 por Lideney Ferreira

Fogo, Terra, Ar ou Água. Inspirado nos quatro elementos que dão origem a vida, a primeira noite do Sesc Amazônia das Artes foi embalada pela musicalidade de Waldiney Machado com o show “Origem”, apresentado no Teatro Alcione Nazaré. A programação seguiu com o show “Visões de Lampião”, de Zé Paulo e Chico Nô fazendo uma viagem pela música nordestina e já adiantando a sonoridade de nossas festas juninas.

Utilizando instrumentos artesanais, Waldiney Machado levou o público a uma experimentação de sonoridades extraídas dos instrumentos construídos após de materiais reaproveitáveis da floresta em que são utilizados ouriços, favas, cabaças e outros materiais. “É uma forma de preservação da floresta, porque quem busca os materiais vai cuidar porque sabe que dali pode tirar a fonte de renda”, explicou.

Maranhense de nascimento, o artista mora no Pará desde os seus 3 anos e em outra oportunidade já realizou oficinas e dinâmicas utilizando os instrumentos selecionados para o show. Em 2017 quando soube do projeto de circulação do Sesc, Waldiney apresentou a proposta que foi aprovada pela curadoria, sendo a apresentação em São Luís, sua estreia. “É gratificante e até um presente ter estreado na terra de nascença tendo na plateia muitas pessoas da família”, declarou.

Após a apresentação, foi a vez de contemplar os ritmos do Maranhão com o Show “Visões de Lampião”, na Casa do Maranhão. O show fez uma viagem pela musicalidade nordestina, em especial a diversidade cultural do estado apresentado pelos compositores Chico Nô e Zé Paulo.

O show de repertório autoral transitou pela Quadrilha, Xote, Xaxado e Baião, Tambor de Crioula e Bumba-boi, nos sotaques da Ilha, Baixada, Zabumba e Orquestra, que compõem a festa mais bonita da nossa região em que ninguém consegue ficar parado.

A programação do Sesc Amazônia das Artes segue nesta quinta e sexta-feira com Mostra de Cinema das 17 às 21 horas, no Cine Praia Grande. As exibições contemplam obras cinematográficas de diversos estados, como Amapá, Tocantins, Acre e Pará. Entrada gratuita com retirada de ingresso na bilheteria do cinema.

Confira as sessões:

Sessão: 17h

  • Romana/ TO
  • Metempsicose/ AC

Sessão: 18h

  • Carta Sobre o Nosso Lugar Mulheres do Vila Nova/ AP

Sessão: 18h30

  • Pandorga/ MT
  • Meninx / PA
  • Sou! E o eu sou não precisa de desculpas / MA
  • Walter do 402/MA

Dia 11/05 às 19h30Debate após exibição com Keyci Martins/MA

Conheça a sinopse de cada filme. Clique aqui!