Sesc promove lançamento de estudo sobre a azulejaria da capital maranhense

28/05/2018 às 14:50 por Lideney Ferreira

Foto: Joaquim Neto
Desenvolvendo uma das maiores pesquisas registradas em território nacional sobre azulejos, Zelinda Lima lança mais um importante livro: “Azulejos de Fachada em São Luís do Maranhão”. De autoria dos pesquisadores Domingos de Jesus Costa Pereira, Letícia de Maria Paixão Martins de Castro, Margareth Gomes Figueiredo, Valflôr da Conceição Louzeiro Oliveira e com coordenação geral de Zelinda Lima, o título convida o leitor a percorrer a história dos azulejos e a transição desse elemento decorativo nas edificações do centro histórico da capital que migrou dos ambientes internos para os externos, assim como visa instigar a reflexão sobre a importância da preservação desse acervo. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira, dia 25 de maio, na Sala Sesc de Exposições.

O azulejo é símbolo da cidade de São Luís. Usado como elemento decorativo de interiores, nas áreas das fachadas de numerosos casarões e sobrados do Centro Histórico tem a função de preservá-las das infiltrações pluviais, dos danos causados pelo salitre e, consequentemente, isentando-as de constantes e onerosas recuperações de rebocos e pinturas.

Com 91 anos, Zelinda dedicou-se à cultura maranhense e esteve à frente de importantes órgãos como o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. “O Sesc fez parte da minha história em meados dos anos 50 e, mais uma vez desempenhando o importante papel de apoiador de iniciativas culturais, nos presenteou  com a publicação do último material da pesquisa. É um sonho realizado e esperamos deixar uma relevante contribuição em prol da conservação do nosso patrimônio”, revelou.

De herança principalmente portuguesa, a pesquisa coordenada por Zelinda Lima apontou 309 padrões diferentes de azulejos no estado. Além das peças portuguesas, também foram encontrados itens franceses, alemães, ingleses, espanhóis e holandeses.

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc mais uma vez ampara a iniciativa literária maranhense. O evento foi prestigiado pela Diretora Regional do Sesc, Rutineia Amaral, Diretor Regional do Senac, Airthon Batista Lopes e pelo vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Marcelino Ramos Araújo, bem como representantes da cultura maranhense, entidades empresariais e de classe.