Espetáculo “Desastro” é apresentado na 21ª edição do Palco Giratório

28/05/2018 às 18:02 por Lideney Ferreira

Foto: Leonardo-Franca

São Luís recebe o primeiro espetáculo do Palco Giratório 2018 nesta quinta-feira, dia 31 de maio, com a apresentação “Desastro”, às 19 horas, no Teatro Alcione Nazaré. A programação que tem como destaque o público infanto-juvenil é assinada pela Companhia Neto Machado, da Bahia. Entrada gratuita com retirada de ingresso na bilheteria do teatro.

Criado em 2012 e já apresentado em diversas cidades baianas e de outros estados brasileiros, a peça “Desastro” é um espetáculo de arte contemporânea para pré-adolescentes e adolescentes. O enredo brinca com o futuro e com a imaginação em seus artifícios capazes de transformar um quarto comum no universo sideral.

A trilha da peça “Space Oddity” busca atingir adultos nostálgicos e fãs de David Bowie. Ela inspira o roteiro e dá o tom de toda a cena, que recria a aventura de Major Tom, da letra da canção, em clima de universo sideral e ficção científica protagonizada por superamigos

No elenco, além do próprio Neto Machado, estão Bernardo Stumpf, Isaura Tupiniquim, Jorge Alencar e Jorge Oliveira. Os efeitos especiais e o universo espacial, que são geralmente construídos com uso de muitas tecnologias digitais, são feitos de forma analógica, como uma brincadeira. O interruptor da parede cria o strobo, a luz fria dá cor ao ambiente e os pequenos pisca-piscas de natal pelo chão abrem diversas possibilidades.

“Desastro” aproxima duas adolescências: a do autor, que parte de suas memórias e referências para construir o futuro de seu passado, e a do público – duas gerações que escutam músicas diferentes, que têm referências tecnológicas diversas, mas que compartilham um prazer constante de ficcionalizar o mundo e de dar movimento a ele.

No Maranhão o circuito de apresentações da 21ª edição iniciou em abril nos municípios de Caxias e Itapecuru-Mirim com o Grupo Teatral Boca de Cena/SE. O público pode conferir o espetáculo “Os cavaleiros da triste figura” e participar da oficina de iniciação ao teatro de rua “Boca Em-cena”.