Espetáculo “Kodak” encerra primeira etapa do Circuito Palco Giratório em São Luís

30/05/2018 às 14:26 por Samya Ribeiro

Neste domingo, dia 3 de junho, a Companhia Neto Machado (BA) finaliza sua circulação por São Luís com o Espetáculo de Repertório “Kodak”. A peça mistura dança, teatro e diversos personagens do universo infantil, de mangás a super-heróis. O enredo, resultante das memórias do artista Neto Machado, trata de uma infância num sentido mais amplo, representada por fantasia, devaneio, jogo e brincadeira. O espetáculo será apresentado no Teatro Alcione Nazaré, às 17h, com entrada gratuita e classificação livre.

Em cena, mais de 100 caixas de arquivo morto coloridas constroem um mundo de plástico onde nada é feito para durar. Movimento e coreografia entrecortados de um stopmotion ao vivo colocam o Godzilla e o Homem de Ferro pra rebolar. O artista busca estimular uma reflexão sobre os estereótipos de gênero, de cidade e de mundo a partir de diferentes referências do universo pop que vão de Minecraft e Lego ao rock de David Bowie e REM, além de questionar a infância em tempos digitais, reinventando nosso olhar.

Neto Machado é dançarino, coreógrafo, ator e comunicador. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e bolsista do Instituto Akademie Schloss Solitude (Stuttgart), onde pesquisa a relação direta entre arte contemporânea e cultura pop. Já teve trabalhos apresentados no TATE Modern, em Londres; no MIT, em Boston e também no Festival d’Avignon, na França.

O projeto Palco Giratório, uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, é  considerado o maior do país no campo cênico e busca oportunizar lazer cultural, provocar a reflexão e o riso, propagar nossas raízes sócio-culturais e fomentar a arte brasileira há mais de duas décadas.