Projeto do Sesc leva alegria para crianças carentes

11/10/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Personagens infantis variados como Ben 10, Galinha Pintadinha e da turma dos Backyardigans invadiram o Sesc Turismo arrancando sorrisos da criançada na programação “Carrossel de Brincadeiras Ludo Recreativas” realizada pelo Sesc nesta quarta-feira (10), no Sesc Turismo.

 

Esbanjando disposição, as quase 200 crianças de 6 a 10 anos de instituições atendidas pelo Programa Mesa Brasil, assistiram atentamente às estorinhas contadas pelos grandes bonecos e riram muito com os fantoches. Como criança que é criança não consegue ficar muito tempo parada, monitores envolveram os pequeninos em brincadeiras de roda, trenzinho e danças variadas.

 

Os palhaços Big Big e Vai Vai estiveram presentes para levar alegria e carinho a turminha que devolveu na mesma intensidade toda dedicação. Segundo Maria Antonia dos Santos Silva, presidente do Clube de Mães Mateus, da Divinéia, esse certamente é um dia das crianças diferente para elas. “A maioria desses meninos nunca teve oportunidade de ter uma comemoração assim, alguns nunca nem ganharam presente nessa data”, disse.

 

Emocionada com as demonstrações de alegria presentes em cada rostinho, Maria Francisca Silva, diretora da Escola Comunitária Ideal, também da Divinéia, conta que a parceria com o Sesc tem contribuído para levar experiências novas às crianças diariamente. “Agradeço a Deus a cada dia pela parceria que nos proporciona apoio pedagógico e nutricional além das programações nessas datas especiais. Isso tudo me deixa emocionada!”, exclamou.

 

Elvia Ciffia Lacerda, coordenadora pedagógica da Associação Clube de Mães do Turu, elogiou a iniciativa, pois proporciona momentos que a maioria das crianças não teria. Cercadas por vários personagens infantis, a meninada fez festa quando viram o Ben 10. “Ao vê-las vibrar, abraçar o Ben 10 que só veem na televisão, enfim a alegria delas é minha alegria!”, exclamou.

 

Essas manifestações de demonstradas pelas crianças, não significam apenas um momento de diversão, mas serve de aprendizado, como explicou a coordenadora, “como a maioria não vai ganhar presente, não sabe o que é o feriado e como surgiu, a gente aproveita para ensinar em sala de aula o que elas aprenderam em forma de brincadeira”, disse.

 

As três instituições, assim como outras 61 atendidas pelo Programa Mesa Brasil recebem apoio em vários âmbitos como o pedagógico e o nutricional por meio de cursos que disseminam a cultura da responsabilidade compartilhada para a garantia do direito humano à alimentação.

 

Além da parceria, a inclusão nas programações estimula a fantasia e faz as crianças mergulharem na magia do universo dos personagens infantis. “A intenção é dá oportunidade para que elas vivenciem momentos diferentes do dia a dia como o de integração com outras instituições”, frisou Júnior Marks, técnico em Recreação do Sesc.

 

Juntamente com as atividades na quadra, a moçada se divertiu com brinquedos infláveis e na piscina. Algodão doce e lanche foram distribuídos para tornar a manhã ainda mais saborosa.