Sesc realiza ações de alerta e conscientização sobre o câncer de mama, colo de útero e de próstata

27/09/2019 às 14:59 por Amanda Machado

Os meses de outubro e novembro são dedicados às campanhas de conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama, colo de útero e de próstata. Inspirando mudanças e disseminando conhecimento, o objetivo é alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce. O Sesc integra essa campanha e nesse período realizará ações educativas em suas Unidades da capital e interior do estado, assim como em espaços abertos ao público.

Com uma programação que foca na prevenção e disseminação de informações de saúde, um dos destaques da programação de outubro é a instalação da Unidade Móvel Saúde Mulher em Presidente Sarney. Ofertando à comunidade exames gratuitos de mamografia e colo de útero, essenciais para ampliar as chances de salvar a vida de muitas mulheres e famílias, a instalação está agendada para o dia 8 de outubro. Ações educativas também estarão sendo semeadas pela equipe de educação em saúde do Sesc na própria comunidade.

Nas Unidades Sesc da capital e dos municípios de Itapecuru-Mirim, Caxias e Imperatriz a instituição realiza blitzs educativas com orientações quanto à prevenção do câncer de mama, colo de útero e câncer de próstata, com distribuição de informativos, além de palestras e rodas de conversa.

As programações do Outubro Rosa e Novembro Azul se estendem também ao Supermercado Mateus, Potiguar Cohama, Shopping Pátio norte, Shopping Passeio, São Luís Shopping e Loja Liliane, alcançando os trabalhadores do comércio e o público em geral. O Sesc entregará ainda lenços arrecadados em 2018 à Casa de Apoio Antonio Dino. Confira a programação completa aqui.

Dados

O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Somente o câncer de mama feminino atinge o número 59.700 novos casos para biênio 2018-2019. No Brasil, a cada hora, seis novos casos de câncer de mama aparecem. No mundo, a cada 19 segundos, um novo diagnóstico desse tipo de câncer surge entre as mulheres, e a cada 74 segundos uma mulher morre com câncer de mama.