Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher inicia trabalhos em Presidente Sarney

09/10/2019 às 20:25 por Viviane Franco

O município de Presidente Sarney a partir desta terça-feira, 08, conta com os serviços da unidade móvel Sesc Saúde Mulher. A solenidade de instalação da Unidade foi prestigiada pela Diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro, do Conselheiro do Sesc William Ribeiro, da Prefeita do Município, Valéria Castro, da Secretária de Saúde, Clerislene Chagas e da Coordenadora da Atenção Básica, Ediane Rios, além da população que buscava informações sobre o funcionamento da unidade.

Em sua fala, a Diretora de Programas Sociais, Regina Soeiro, destacou o relevante trabalho que o Sesc estará desenvolvendo no município através de sua unidade móvel e ratificou a necessidade do engajamento de toda a população nas ações de combate ao câncer de mama e cólo de útero. Regina Soeiro destacou ainda a parceria como a Prefeitura Municipal que fará o encaminhamento em casos de diagnósticos positivos para a rede de referência especializada.

A unidade móvel compõe o Projeto Sesc Saúde Mulher que integra a rede nacional de prevenção e cuidados voltados à Saúde da Mulher, promovida pelo Departamento Nacional do Sesc por meio de parceria com os municípios do interior do estado do Maranhão, ofertando exames mamográficos e preventivos de forma gratuita à população local para rastreamento do câncer de mama e de colo de útero, registrando em aproximadamente um ano de funcionamento mais de 15.000 atendimentos entre exames e ações educativas.

A mamografia e o exame citopatológico (preventivo) são realizados gratuitamente de segunda a sexta-feira, atendendo 30 mulheres por dia. Além dos exames são realizadas ações educativas para a promoção da saúde como palestras, orientação do uso de preservativos e distribuição de informativos.

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher permanecerá em Presidente Sarney até o dia 19 de outubro. Os agendamentos para a realização dos exames são efetuados nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s do município. As mulheres interessadas podem procurar uma unidade básica mais próxima levando cópias e originais RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Para realização da mamografia é necessário encaminhamento médico.